Região

Terminou ontem prazo para regularizar situação eleitoral

Da Redação ·
 As filas eram pequenas e poucas pessoas compareceram ao Fórum Eleitoral da Comarca de Ivaiporã (Foto/Ivan Maldonado)
As filas eram pequenas e poucas pessoas compareceram ao Fórum Eleitoral da Comarca de Ivaiporã (Foto/Ivan Maldonado)

Apesar de vencer ontem (4), o prazo para os eleitores que não compareceram nas últimas três eleições regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, as filas eram pequenas no Fórum Eleitoral da Comarca de Ivaiporã, que atende a 93ª Zona Eleitoral (Ivaiporã e Arapuã) e a 152ª Zona Eleitoral (Jardim Alegre, Ariranha do Ivaí e Lidianópolis).

continua após publicidade

Segundo informações do Fórum Eleitoral com a não regularização pelo menos 529 eleitores da comarca correm o risco de ter o título cancelado. A maior parte 344 são de Ivaiporã, em Jardim Alegre 107 títulos e Lidianópolis 39. No município de Arapuã 29 títulos correm o risco de serem cancelados e em Ariranha do Ivaí 10. Os eleitores facultativos, aqueles que têm entre 16 e 17 anos e, as pessoas com mais de 70 anos, não estão na lista de faltosos. 

De acordo com o chefe do cartório da 152ª Zona Eleitoral, Eduardo Jorge Serra Gonçalves, o eleitor que tiver o título cancelado não pode obter passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, nem obter empréstimo em instituições financeiras governamental, além de não poder votar em eleições futuras.

continua após publicidade

“As pessoas terão ainda até maio de 2016, é quando fecha o cadastro para eleição municipal para realizar essa correção. Para isso, o eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral com os documentos e o título, além de fazer o recolhimento da multa”, completa Gonçalves.