Região

Começa o plantio do trigo na região de Ivaiporã

Da Redação ·
Sobe para 206,3 milhões de toneladas a produção de grãos em 2015 -  (Foto/Ivan Maldonado)
Sobe para 206,3 milhões de toneladas a produção de grãos em 2015 - (Foto/Ivan Maldonado)

Iniciou nesta semana o plantio do trigo na região de Ivaiporã. As chuvas da semana passada animaram os produtores que colocaram as plantadeiras no campo. Na regional da Seab de Ivaiporã, que tem sob área de abrangência 22 municípios, a cultura de inverno deve apresentar aumento pouco significativo de área plantada. Em 2014 foram plantados 119 mil ha. para essa safra a previsão é que o trigo seja semeado em 122,8 mil ha.

continua após publicidade

De acordo com o agrônomo Sergio Carlos Empinotti, do Departamento de Economia Rural (Deral), se comparado há anos anteriores, quando alguns produtores adiantavam o plantio com cultivares precoces, a planta nesta safra está um pouco atrasada. Ontem segundo o Deral, o plantio tinha atingido 5% da área plantada. “Normalmente nessa época, a plantio já está no fim, mas passamos por um período de seca e os agricultores aguardaram a hora certa. Até o final de semana devemos chegar a 50% da área total”, relata Empinotti.

A expectativa para essa safra na região é de 3.100 quilos em média por hectare, ou seja, 125 sacas de 60 quilos por alqueire. Empinotti recomenda que o triticultor tenha uma preocupação especial com a regulagem da semeadeira, pois o sucesso no plantio depende muito de uma operação correta e um ajuste preciso na máquina.  

continua após publicidade

“A maneira como se regula uma plantadeira pode ser a diferença entre um plantio eficiente de maneira uniforme, ou perdas na lavoura”, assinala Empinoti. Quanto ao número de sementes, o agrônomo esclarece que depende muito da variedade da cultivar, na região varia entre 70 a 80 sementes por metro linear.

O produtor Lourival Góes, que também é presidente do Sindicato Rural de Ivaiporã, relata que os produtores não têm expectativas de lucro com  trigo. “O plantio é mais para ocupar o terreno em função da rotatividade e fazer palhada para preparar o solo para a soja. Mas obter lucro com trigo, isso não acontece”, relata Góes. Atualmente, o preço do trigo está em torno de R$ 35,00 a saca de 60 quilos.