Região

Presos recebem uniformes em Jandaia do Sul

Da Redação ·
Foto: André Amaral
Foto: André Amaral

Os presos detidos na carceragem da Delegacia de Jandaia do Sul precisam cumprir a partir desta semana uma nova determinação: o uso de uniformes. A decisão da obrigatoriedade das novas vestimentas partiu da delegada da cidade, Waleska Souza Martins, visando diminuir a entrada de objetos externos dentro da carceragem.

continua após publicidade

A iniciativa é inédita entre as delegacias da região. De acordo com a delegada, a medida foi idealizada logo que ela assumiu a delegacia da cidade, em setembro do ano passado. “Logo que cheguei, observei que haviam muitos objetos externos sendo trazidos para dentro das celas. As famílias vinham visitar os presos e traziam comida e roupas.

O uniforme é para evitar a entrada de tantos objetos para dentro da cadeia”, afirma ela. Foram adquiridos ao todo 120 uniformes laranjas e identificados como sendo da carceragem de Jandaia do Sul. Cada um dos 55 detentos receberá dois uniformes, compostos de uma camisa e uma calça. “As cores também ajudam a inibir possíveis fugas, já que os detentos seriam facilmente reconhecidos nas ruas”, afirma a delegada. A aquisição dos uniformes foi feita em parceria com o Conselho da Comunidade de Jandaia do Sul e também com o Ministério Público. Os presos iniciaram o uso dos uniformes anteontem.

continua após publicidade

Durante a entrega das roupas houve também uma ação de ‘bate-grade’, com revistas nas celas. Foram encontrados, entre outros objetos, cinco celulares. A medida implementada na carceragem jandaiense é pioneira entre as delegacias do Vale do Ivaí e região. A determinação reflete a situação de indivíduos presos nas penitenciárias estaduais e federais, onde o uso de uniformes é tradicionalmente obrigatório.