Região

Motociclistas são foco de blitze em Apucarana

Da Redação ·
 Membros de moto clube participaram de blitze
fonte: André Veronez
Membros de moto clube participaram de blitze

Os motociclistas foram alvo de uma blitze educativa realizada na manhã de ontem, na Praça Rui Barbosa, em Apucarana. Idealizada pelo moto clube Asas da Liberdade, a iniciativa consistiu na entrega de panfletos de orientação e teve apoio da Guarda Municipal e do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).

continua após publicidade

O supervisor municipal de Trânsito, Aparecido da Paz Camargo, explica que a ação faz parte do pré-lançamento da Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. “Como a educação no trânsito precisa ocorrer durante o ano todo, sentimos a necessidade de começar um trabalho de conscientização junto aos condutores antes da campanha a nível nacional”.

A escolha do foco da blitze, conforme ele, também atende ao que tema “Você e a moto: uma união feliz” visará neste ano durante a Semana Nacional de Trânsito. “O índice de acidentes envolvendo motos pequenas é bem maior do que o envolvendo outros veículos. Além disso, todo o acidente com moto tem uma vítima, fatal ou não”, argumenta.

continua após publicidade

O presidente do moto clube Asas da Liberdade assinala que a conscientização sobre os perigos de andar sob duas rodas é apenas a primeira etapa de uma série de ações voltadas ao trânsito.

“Vamos desenvolver também um trabalho com motoristas de carros e pedestres. Mas, optamos por começar com os motociclistas porque somos apaixonados por motos, queremos ter mais membros e isso pode não ocorrer se a moto for usada como uma arma”, salienta.

Também faz parte da campanha a instalação de dezenas de outdoors pela cidade ilustrados pelo personagem Edibar, da Tribuna do Norte.

De acordo com estimativas da Polícia Militar, neste ano pelo menos 251 acidentes envolveram motos no município.