Região

Vamos Ler! promove capacitação sobre inclusão

Da Redação ·
Cerca de 100 professores participaram na tarde de ontem de oficina do “Vamos Ler!”, na Facnopar
fonte: André Henrique Veronez
Cerca de 100 professores participaram na tarde de ontem de oficina do “Vamos Ler!”, na Facnopar

A inclusão de deficientes físicos na sala de aula foi tema ontem de uma palestra promovida pelo projeto cultural “Vamos Ler!”, da Tribuna do Norte, em Apucarana. O encontro, que reuniu cerca de 100 professores, aconteceu nas dependências da Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar) e teve a participação da terapeuta ocupacional da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de São Paulo, Marina Delicoli Muniz.
 

continua após publicidade

Ela apresentou técnicas de ensino e materiais adaptados a cadeirantes, deficientes auditivos e visuais. A especialista também apontou que o debate sobre a incorporação de alunos com necessidades especiais ganhou sustentação com a integração destes estudantes dentro do ambiente familiar. “Antes, muitas famílias tinham vergonha, queriam esconder as crianças e não acreditavam que elas tivessem potencial de desenvolvimento. Mas, de uns tempos para cá, vemos que as famílias começaram a perceber que as necessidades especiais não são limitações”, argumenta.
 

No âmbito escolar, Marina salienta que os profissionais da Educação precisam se informar sobre como lidar com a deficiência física, independentemente se possuem alunos enquadrados nesta situação. “Temos que pensar que se hoje não temos estudantes especiais, podemos tê-los nos próximos anos. Enquanto isso, a escola deve se mobilizar e se preparar para receber estas crianças”.
 

continua após publicidade

A especialista analisa ainda que as dificuldades de inclusão não estão relacionadas apenas aos aspectos estruturais dos colégios ou ao preconceito junto aos colegas sem deficiência, mas também às equipes pedagógicas.
 

“Temos que estar prontos para lidar com tudo, com, inclusive, ajuda de profissionais de outros ramos”, completa a coordenadora do “Vamos Ler!”, Michela Vieira Prestes.