MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Vamos Ler! promove capacitação sobre inclusão

A inclusão de deficientes físicos na sala de aula foi tema ontem de uma palestra promovida pelo projeto cultural “Vamos Ler!”, da Tribuna do Norte, em Apucarana. O encontro, que reuniu cerca de 100 professores, aconteceu nas dependências da Faculdade d

Da Redação

·
Cerca de 100 professores participaram na tarde de ontem de oficina do “Vamos Ler!”, na Facnopar
Icone Camera Foto por André Henrique Veronez
Cerca de 100 professores participaram na tarde de ontem de oficina do “Vamos Ler!”, na Facnopar
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.07.2010, 10:25:00 Editado em 27.04.2020, 20:59:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A inclusão de deficientes físicos na sala de aula foi tema ontem de uma palestra promovida pelo projeto cultural “Vamos Ler!”, da Tribuna do Norte, em Apucarana. O encontro, que reuniu cerca de 100 professores, aconteceu nas dependências da Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar) e teve a participação da terapeuta ocupacional da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de São Paulo, Marina Delicoli Muniz.

continua após publicidade

Ela apresentou técnicas de ensino e materiais adaptados a cadeirantes, deficientes auditivos e visuais. A especialista também apontou que o debate sobre a incorporação de alunos com necessidades especiais ganhou sustentação com a integração destes estudantes dentro do ambiente familiar. “Antes, muitas famílias tinham vergonha, queriam esconder as crianças e não acreditavam que elas tivessem potencial de desenvolvimento. Mas, de uns tempos para cá, vemos que as famílias começaram a perceber que as necessidades especiais não são limitações”, argumenta.

No âmbito escolar, Marina salienta que os profissionais da Educação precisam se informar sobre como lidar com a deficiência física, independentemente se possuem alunos enquadrados nesta situação. “Temos que pensar que se hoje não temos estudantes especiais, podemos tê-los nos próximos anos. Enquanto isso, a escola deve se mobilizar e se preparar para receber estas crianças”.

continua após publicidade

A especialista analisa ainda que as dificuldades de inclusão não estão relacionadas apenas aos aspectos estruturais dos colégios ou ao preconceito junto aos colegas sem deficiência, mas também às equipes pedagógicas.

“Temos que estar prontos para lidar com tudo, com, inclusive, ajuda de profissionais de outros ramos”, completa a coordenadora do “Vamos Ler!”, Michela Vieira Prestes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Vamos Ler! promove capacitação sobre inclusão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!