Região

Fecea inaugura lan house na biblioteca em agosto

Da Redação ·
Ao todo, 23 computadores foram instalados na biblioteca central do campus e ficarão à disposição dos estudantes
fonte: Divulgação
Ao todo, 23 computadores foram instalados na biblioteca central do campus e ficarão à disposição dos estudantes

A Fecea vai inaugurar no dia 3 de agosto um laboratório de informática para uso da comunidade acadêmica da instituição fora do horário de aulas. Ao todo, 23 computadores foram instalados na biblioteca central do campus e ficarão à disposição dos estudantes. O espaço funcionará no formato de “lan house”: as máquinas serão liberadas para uso após a identificação dos alunos, que poderão utilizar a internet por um tempo pré-determinado.

continua após publicidade

O professor Rogério Ribeiro, diretor da Fecea, explica que um laboratório específico para os estudantes era uma carência da faculdade. Segundo ele, até agora, os acadêmicos tinham acesso apenas a um pequeno espaço, com três computadores, para digitar seus trabalhos e fazer pesquisas na internet.

continua após publicidade

A “lan house” da Fecea contará com 23 máquinas novas. Todo o mobiliário (mesas e cadeiras) também foi comprado especificamente para laboratório. No local, os estudantes terão acesso liberado à internet, incluindo as redes sociais, como Orkut e Twitter. No entanto, sites de conteúdo sexual serão bloqueados. “O objetivo da ‘lan house’ é garantir acesso aos estudantes à internet e também ao computador para pesquisas e digitação de trabalhos”, explica o diretor Rogério Ribeiro. Segundo ele, o local estará aberto de manhã, à tarde e à noite. O diretor explica que a intenção é estender o atendimento na parte da tarde para a comunidade externa.

continua após publicidade

Ele conta que houve um pequeno atraso na inauguração do espaço, porque a direção da faculdade optou por instalar softwares livres, com o objetivo de evitar custos adicionais para a instituição. Ribeiro observa que a “lan house” está passando pelos últimos ajustes antes da inauguração, prevista para o dia 3 de agosto.

LABORATÓRIOS - O diretor afirma também que a faculdade pretende ampliar em breve o número de computadores no campus. Atualmente, Fecea tem dois laboratórios, um em funcionamento e outro desativado, à espera da conclusão de salas de aula para acomodar as máquinas. Após a conclusão das obras, ele afirma que a ideia é instalar uma outra “lan house” para os alunos na Fecea.