Região

Governo apreende pássaros silvestres em cativeiro irregular

Da Redação ·
Foto: IAP
Foto: IAP

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Ambiental apreenderam 76 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro de maneira irregular em Barra do Jacaré, no Norte Pioneiro. 

continua após publicidade

As aves são de espécies como pássaro-preto, trinca-ferro, sabiá, azulão, chupim do brejo, periquito tuim, entre outros. A operação foi quarta-feira (28). As equipes chegaram aos dois imóveis através de denúncia registrada junto ao IAP. 

Em uma das casas fiscalizadas o proprietário possui o registro do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis Naturais (Ibama) como criador amadorístico de passeiformes e a relação de aves a qual ele possui autorização para criar em cativeiro. Porém 15 aves não constavam na lista de espécies autorizadas e também não estavam com as anilhas, obrigatórias para a criação de animais silvestres. 

continua após publicidade

O responsável pela criação dos pássaros responderá a um processo criminal junto à Polícia ambiental e outro administrativo junto ao IAP, o qual foi lavrado um auto de infração no valor de 7,5 mil reais. 

Já o outro imóvel fiscalizado possuía 61 pássaros silvestres mantidos em dois viveiros e em gaiolas sem qualquer documentação dos órgãos ambientais responsáveis. O proprietário também responderá a um processo criminal junto à Polícia Ambiental e outro administrativo junto ao IAP, o qual foi lavrado um auto de infração no valor 30,5 mil reais. 

Todos os pássaros apreendidos foram levados para o batalhão da Polícia Ambiental, onde passarão por uma avaliação para, se possível, serem soltos novamente na natureza. 

Ainda cabe apresentação de defesa e recursos aos envolvidos e em todos os processos.