Região

Arapongas ultrapassa média nacional estabelecida pelo Ideb

Da Redação ·
 Sete escolas municipais ficaram com nota acima de 6
fonte: Assessoria prefeitura de Arapongas
Sete escolas municipais ficaram com nota acima de 6

O último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente à 2009, divulgado nesta segunda-feira, 05 de junho, aponta que Arapongas ultrapassou a meta educacional de 6,0 pontos estabelecida pelo Governo Federal. A pontuação do município foi 6,2. Isso de acordo com informações da página do Ministério da Educação na internet (www.mec.gov.br).

continua após publicidade


O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação.
 

Segundo o prefeito de Arapongas, Beto Pugliese, este resultado é o reflexo de todo um trabalho que envolve dedicação e seriedade para construir um sistema educacional municipal de qualidade, onde as escolas aplicam projetos condizentes com a realidade de cada bairro e, desta forma, também contribuem com o desenvolvimento da comunidade. “A Escola Municipal Papa João Paulo II, inaugurada no início da nossa primeira gestão, obteve a melhor média (6,9) e o nosso principal objetivo é que todas as escolas do município melhorem suas notas”, frisou Beto Pugliese.

 

continua após publicidade

O secretário municipal de Educação e Esportes, professor Paulo Valério, explica que Arapongas também ultrapassou a média estadual (5,4 pontos), a nacional (4,6), a meta projetada de 6,1 para 2015, além da média nacional para 2021 que é de 5,7 pontos. “Arapongas está entre os 20 municípios paranaenses que ultrapassaram o Ideb previsto para daqui há 11 anos. São dados que nos estimulam à prosseguir com o desenvolvimento da qualidade da educação no município”, diz.
 

Confira as escolas municipais de Arapongas que atingiram as melhores médias do Ideb 2009:
 

Escola Municipal Papa João Paulo II - 6,9
Escola Municipal Padre Germano Mayer - 6,7
Escola Municipal Professora Antonica Giroldo Franciosi - 6,6
Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas - 6,5
Escola Municipal Júlio Savietto - 6,3
Escola Municipal Professor José de Carvalho - 6,3
Escola Municipal Professora Aleydah Oliveira - 6,3