Região

Escolas da Educação Integral de Apucarana são destaque no Ideb

Da Redação ·
Escolas da Educação Integral de Apucarana são destaque no Ideb
fonte: Edson Denobi
Escolas da Educação Integral de Apucarana são destaque no Ideb

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2009 e divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (05/07), revelam que o Programa de Educação Integral contribuiu sobremaneira para que as escolas municipais de Apucarana obtivessem notas positivas na avaliação. A nota geral da cidade foi de 6,0. “A maioria das instituições ultrapassou com folga a meta de 5,4, estipulada para o Paraná. Prova de que nossa política educacional vai muito bem”, destaca o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB).

continua após publicidade

O secretário de Desenvolvimento Humano, professor Cláudio Silva, salienta que as notas obtidas em Apucarana, em geral, estão antecipadamente dentro do que o MEC projeta como ideal para o Paraná só para o ano de 2021, que é nota 6,6. “Com este índice e superior, das 36 escolas avaliadas temos nove. Outras 12 obtivaram notas entre 6,1 e 6,5. Nove escolas obtiveram classificação entre 5,1 a 5,9 e apenas quatro instituições municipais ficaram enquadradas no índice “4”, sendo 4,4, 4,6 e duas com nota 4,9”, informa Silva.

continua após publicidade

No total, 5.404 municípios tiveram nota computada no Ideb na 4ª série. O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.

continua após publicidade

Entre os municípios com as piores notas no Ideb 2009 na 4ª série estão cinco cidades da Bahia, duas do Piauí, duas da Paraíba e uma do Pará. A pior nota foi de Apuarema, na Bahia, com 0,5. A meta da cidade era 2,6. Em 2005, o município teve 2,1 e em 2007 teve 2,7. O Ideb é calculado a cada dois anos.

Relação completa do desempenho de Apucarana no Ideb 2009

Instituições IDEB
ALBINO BIACCHI E M ED INF ENS FUND 5,7
ANTONIETA S.LAUTENSCHLAGER E M E I E FUN 7,0
ANTONIO VIEIRA E M PE E INF ENS FUND 7,0
AUGUSTO WEYAND E M ED INF E FUND 6,5
BENTO F. DIAS E M PROF ED INF E FUND 6,3
CRISTOVAO NOLLI E M PROF E INF E FUND 6,7
DINARTE P DE ARAUJO E M E FUND 6,1
EBANO PEREIRA E M ED INF ENS FUND 5,2
EDSON GIACOMINI E M DR ED INF E FUND 6,2
GABRIEL DE LARA E M ED INF E FUND 6,4
HUMBERTO DE A.C.BRANCO E M E INF E FUND 6,5
IDALICE M.PRATES E M PROF ED INF E FUND 5,8
JOAO A.BRAGA CORTES E M ED INF E FUND 6,2
JOAO BATISTA E M ED INF ENS FUND 6,6
JOAO XXIII E M PAPA E INF ENS FUND 5,6