Região

Amuvi mantém o prefeito de Ivaiporã na presidência

Da Redação ·
Reunião da Amuvi realizada, ontem, no salão paroquial de Marilândia do Sul | Foto: Delair Garcia
Reunião da Amuvi realizada, ontem, no salão paroquial de Marilândia do Sul | Foto: Delair Garcia

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PMDB), foi reeleito ontem, em Marilândia do Sul, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). Ele disputou o cargo através de uma chapa única denominada “Amuvi unida em busca do progresso e da qualidade do Vale do Ivaí”. A chapa foi eleita por aclamação, com a presença de 21 dos 26 prefeitos que integram a associação.

continua após publicidade

A prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri (DEM), que pretendia lançar uma chapa, acabou desistindo. Ela vai permanecer como vice-presidente da Amuvi, cargo que ocupa atualmente. No entanto, houve um acordo para que Carlos Gil fique na presidência apenas no próximo ano. No último ano de mandato o cargo será ocupado pela prefeita de São Pedro do Ivaí.

Para este mandato de dois anos que termina neste mês, Carlos Gil havia sido eleito presidente, porém na época com um acordo de que nos dois últimos anos Maria Regina é quem ficaria no cargo. No entanto, como ela está se tratando de um problema de saúde, achou melhor não bater chapa.

continua após publicidade



Prefeitos Carlos Gil e Maria Regina | Foto: Delair Garcia

continua após publicidade

Antes de iniciar o processo eleitoral, Maria Regina leu uma mensagem justificando sua decisão de não disputar a presidência da Amuvi e defendendo a unidade da associação e os interesses do Vale do Ivaí. Segundo ela, no Paraná são 399 municípios, porém os 26 da Amuvi se diferenciam de todos. “A diferença é que o Vale do Ivaí é rico, bonito e bom para se viver”, disse a prefeita, destacando que nasceu e foi criada no Vale do Ivaí.

“Por isso, vamos nos unir e lutar pelo melhor para nossas comunidades”, declarou. “Eu vim aqui para somar e não para dividir”, acrescentou, parabenizando Carlos Gil pelo trabalho realizado à frente da associação.

Carlos Gil destacou que nos últimos anos a Amuvi tem procurado desenvolver um trabalho em defesa dos municípios que tem dado resultados positivos. “Trata-se de um trabalho que tem o empenho de todos os prefeitos”, frisou.

continua após publicidade

TRABALHO

Entre as ações da associação, ele destacou a luta pela elevação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) juntamente com demais associações e a Confederação Nacional dos Municípios; a redução dos juros dos financiamentos do Paranacidade, que é de 4%, porém o governador zerou para os pequenos municípios; as prorrogações de prazos junto ao Tribunal de Contas do Paraná para prestação de contas através do sistema eletrônico Sim-AM; a questão dos resíduos sólidos e da iluminação pública, entre outras. Além disso, destacou que a Amuvi continua lutando por um novo pacto federativo que promova uma distribuição mais justa dos recursos da União para os municípios.

SEM DISPUTA

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), que defendia uma chapa encabeçada por Maria Regina, também concordou com a chapa única aprovada. “Havia um acordo para que ela assumisse a presidência nesses últimos dois anos e defendíamos que esse acordo fosse cumprido. Mas como ela abriu mão de disputar, então que fique assim”, disse. “Se houvesse disputa seria bom, mas se não existe também é. Eu parabenizo esta união e espero que este mandato seja de avanços”, afirmou ele à Tribuna.