Região

Região: Vestibular registra baixa procura

Da Redação ·
O último concurso, realizado em 2012 teve cerca de 1,2 mil inscrições - Foto: Sérgio Rodrigo
O último concurso, realizado em 2012 teve cerca de 1,2 mil inscrições - Foto: Sérgio Rodrigo

Com provas nos próximos dias 23 e 24, o Concurso Vestibular 2014/2015 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana (antiga Fecea), totalizou 469 inscritos, que vão concorrer às vagas para os 12 cursos de graduação ofertados. A baixa adesão dos concorrentes – o último concurso, realizado em 2012 teve cerca de 1,2 mil inscrições – é reflexo das mudanças no sistema de ingresso à instituição.

continua após publicidade

No ano passado, o campus de Apucarana aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando o sistema de ingresso com base na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem abrir concurso vestibular. Neste ano, contudo, a Unespar padronizou o ingresso em todos os campi, incluindo Apucarana, ofertando sendo 50% pelo Enem e 50% por vestibular próprio.

O curso mais concorrido, segundo o presidente da comissão local do vestibular Unespar, professor Cristiano Schinwelski, é o Ciências Contábeis Noturno, com a disputa de 5,65 candidatos por vaga.

continua após publicidade

O segundo é Pedagogia, com 4,13 candidato/vaga, e o terceiro Administração Noturno, com 3,88 candidato/vaga.
Para o campus Apucarana, para os anos de 2014 e 2015 ainda serão ofertadas vagas via Processo Seletivo Seriado (PSS) para alunos do ensino médio que já estavam inscritos anteriormente. Portanto, somente no campus de Apucarana, 20% das vagas serão oferecida aos alunos que devem concluir o PSS, 30% serão preenchidas via vestibular e 50% destinadas ao Sisu.

“Esse ano o número de inscritos para o vestibular não foi tão alto, pois estamos ofertando somente 30% das vagas com ingresso pelo vestibular. No ano de 2012, por exemplo, foram 1200 inscrições, mas 100% das vagas era para o vestibular. Já em 2013 a entrada na Universidade foi somente pelo Sisu e pelo PSS”, explica o professor Cristiano.

Ele lembra que os candidatos devem ficar atentos aos dias das provas, 23 e 24 de novembro, pois os portões abrirão às 12 horas e fecharão às 13horas. “As provas começam às 13h30. No domingo, serão 50 questões objetivas de conhecimentos gerais e mais a redação, e na segunda-feira 45 questões de conhecimentos específicos relacionadas ao curso escolhido. O aluno não deve se atrasar, e precisa ter em mãos o documento pessoal e a ficha de inscrição”, alerta o professor.