Região

PF faz operação contra maior quadrilha de animais silvestres

Da Redação ·
 De acordo com a PF, essa é a maior quadrilha brasileira de tráfico de animais silvestres
fonte: Divulgação PF
De acordo com a PF, essa é a maior quadrilha brasileira de tráfico de animais silvestres

A Polícia Federal no Paraná realiza desde a manhã desta quarta-feira uma operação para desarticular uma quadrilha apontada como responsáveis como crimes ambientais, maus-tratos e tráfico internacional de animais silvestres. Ao todo, devem ser cumpridos 32 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão.  

continua após publicidade

A ação acontece simultaneamente nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, no Paraná; e em Florianópolis, em Santa Catarina. Já no Estado de São Paulo serão cumpridos mandados em Ribeirão Preto, Araraquara, Piracicaba, Campinas, Capivari e na capital.  

A operação --chamada São Francisco-- é resultado de oito meses de investigação que apontaram ainda o envolvimento de servidores públicos que seriam responsáveis pela fiscalização e repressão deste tipo de crime. Além dos mandados, a Justiça autorizou ainda o sequestro dos bens de uma empresa e de uma pessoa física.  

continua após publicidade

Também devem ser cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão no exterior, com apoio da Interpol. De acordo com a PF, essa é a maior quadrilha brasileira de tráfico de animais silvestres, sobretudo aves da fauna brasileira. Durante as investigações, foram feitas apreensões de aves e de 64 ovos.