MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Copa divide portugueses na região

O jogo entre Brasil e Portugal, que acontece hoje, às 11 horas (horário de Brasília), em Durban, na África do Sul, vai deixar muitas famílias descendentes divididas na região. Em Apucarana, torcedores do verde e vermelho, as cores da bandeira portugues

Da Redação

·
 O português Mário Baranda não abre mão de torcer para os conterrâneos
Icone Camera Foto por André Veronez
O português Mário Baranda não abre mão de torcer para os conterrâneos
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.06.2010, 09:46:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O jogo entre Brasil e Portugal, que acontece hoje, às 11 horas (horário de Brasília), em Durban, na África do Sul, vai deixar muitas famílias descendentes divididas na região. Em Apucarana, torcedores do verde e vermelho, as cores da bandeira portuguesa, contam que estão com o coração na mão para decidir por qual das nações devem vibrar durante a partida da Copa do Mundo.

continua após publicidade


O comerciante português Aires Oliveira Joaquim prefere ficar neutro. “Querendo ou não, um pouco da gente está ali. Mesmo assim, vou tentar assistir o jogo como vejo qualquer partida, prestando atenção em como os jogadores se portam”, diz.


Há 61 anos em terras brasileiras, o empresário Mário Farinha pensa diferente. “Como construí minha vida no Brasil, neste caso, terei que torcer pelo Brasil. Se Portugal jogasse com outro país, torceria para a seleção de onde nasci, mas nesta partida, vejo que meu íntimo é brasileiro”, analisa.

continua após publicidade


Já o professor universitário de Direito Mário Baranda antecipa que vai deixar a camisa canarinho de lado e torcer por sua terra natal. Na casa dele, entretanto, a esposa, brasileira, vai fazer corrente positiva é para a seleção verde amarela.


“Moro no Brasil há 17 anos, mas não posso deixar de torcer pelo meu país, com direito à bandeira e tudo”, define ele, que apesar do patriotismo, não acredita que a equipe portuguesa possa superar o time de Dunga.

“Portugal tem feito um bom barulho, mas acho que o jogo está mais para o Brasil”, pontua Baranda.
Em Arapongas, no entanto, o português Raul Alves diz que o melhor é esperar por um empate entre os times. “Assim ficamos todos classificados para a próxima fase”, brinca.

continua após publicidade


Para ele, nem mesmo uma derrota para Portugal causaria desânimo. “Ganhamos com uma boa diferença de gols na última partida contra a Coreia do Norte, de 7 a 0, então, se não fosse de goleada, poderíamos perder do Brasil sem problemas para a classificação”, explica.

Mundial altera rotina

continua após publicidade


A partida da seleção brasileira contra Portugal na Copa do Mundo altera mais uma vez a rotina da população, torcedora ou não. Em Apucarana, a mudança nos horários de atendimento compreende desde o comércio aos serviços públicos.

continua após publicidade


Na Prefeitura, o expediente do prédio central será das 8 às 10 horas para o trabalho interno. O atendimento aos contribuintes terá início às 13h30. Os demais serviços essenciais no município, como a Saúde, atenderão em horário normal, com rodízio de servidores.


No comércio, as lojas fecham às 10h30 e voltam a abrir às 13h30, ao final da partida. Já no Centro Norte Shopping Center, o funcionamento das lojas terá início às 13h30, enquanto a praça de alimentação atenderá em horário normal.


Os supermercados, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), também foram orientados para interromper os serviços das 10h30 às 13h30


Quem precisar ir até à 15ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) terá de se adiantar. O órgão funcionará das 8h às 10 horas. Agências bancárias também vão abrir mais cedo, das 8h às 10h30, com retorno às 13h30.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Copa divide portugueses na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!