Região

Arapongas é modelo em recuperação ambiental

Da Redação ·
Arapongas é modelo em recuperação ambiental
fonte: Divulgação
Arapongas é modelo em recuperação ambiental

Nesta semana Arapongas foi destaque na imprensa regional, através do Programa de Recuperação da Bacia dos Apertados, que em pouco mais de 20 meses de atuação virou referência no Estado através da recuperação desta importante área de preservação permanente do município.

continua após publicidade

Conforme relatório apresentado pelo Grupo Gestor do Ribeirão dos Apertados, neste período foram recolhidas mais de 50 mil embalagens de agrotóxicos e quase 5 toneladas do mesmo produto, com data de validade vencida. Houve ainda do plantio de 80 mil mudas de árvores nativas nas margens do Ribeirão

continua após publicidade

.

O prefeito Beto Pugliese comemorou os resultados deste trabalho, ressaltando a importância do papel desempenhado pelo Grupo Gestor para assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos do Ribeirão dos Apertados, que é o principal manancial de abastecimento de Arapongas.

continua após publicidade

Ele também elogiou a ação realizada pelo Grupo e os resultados na manutenção e recuperação deste manancial, garantindo água com qualidade e volume suficiente para atender aos diversos usos da sociedade. "Além disso, eles (Grupo Gestor) também contribuem para difundir a conscientização da água como bem público, considerando a necessidade de equilíbrio entre as necessidades humanas e a proteção dos ecossistemas e ampliando a perspectiva de direito do cidadão com relação ao acesso justo e eqüitativo deste benefício ambiental", disse Beto Pugliese.

O Grupo Gestor do Ribeirão dos Apertados foi lançado em 2008 e em 2009 já era considerado modelo dentro do Programa de Gestão Ambiental Intregrada em Microbacias, lançado pelo governo do Paraná com o objetivo de melhorar a portabilidade da água em 3.6 mil microbacias do Paraná. O município participa através de fornecimento da estrutura da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, no trabalho de fiscalização e monitoramento do Ribeirão dos Apertados.