Região

IFPR de Ivaiporã vai ofertar licenciatura em Física

Da Redação ·
 Instituição passa a ofertar primeiro curso superior no ano que vem
fonte: Ivan Maldonado
Instituição passa a ofertar primeiro curso superior no ano que vem

O campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Ivaiporã vai ofertar a partir de 2015, o primeiro curso de nível superior. No total serão abertas 40 vagas para a graduação de licenciatura em Física. Segundo informações da direção, o novo curso atende a demanda  da região. O processo seletivo 2015, tanto para o curso de Física, como os demais cursos da instituição ainda não foram abertos, a previsão é que as inscrições sejam iniciadas no próximo dia 15.

continua após publicidade

De acordo com o diretor do IFPR, Onivaldo Flôres Junior, a instituição vinha trabalhando há cerca de dois anos para implantar um curso de nível superior. A opção pelo curso de física foi em razão da demanda. “Não saiu do nada, fizemos uma pesquisa para saber o interesse dos alunos do ensino médio em pelo menos dez cidades da região. Também conversamos com os diretores de colégios e o Núcleo Regional de Educação. Filtrando os dados chegamos ao curso de Física como o mais necessário na região”, assinala Junior. 

continua após publicidade

Atualmente a instituição oferta os cursos técnicos integrados em Informática (40 vagas) e Eletrotécnico (40 vagas) para estudantes do ensino fundamental e que irão cursar o ensino médio no IFPR. O curso técnico concomitante em Agroecologia com 40 vagas é ofertado para alunos que estão no ensino médio a partir do 2º ano. Para alunos que concluíram o ensino médio, o instituto oferece ainda 40 vagas para o curso técnico Eletrotécnica.

continua após publicidade

De acordo com Junior, além do curso de licenciatura o câmpus terá também no 2º semestre de 2015 o primeiro curso de especialização lato sensu .  “Será uma especialização em Recursos Naturais, que possibilitará a base para um mestrado nos próximos anos”, relata o diretor. O campus tem 250 estudantes matriculados nos cursos regulares e aproximadamente 150 nos cursos do Pronatec. Para 2015 a previsão é de 500 alunos somente nos cursos regulares.