Região

Família apucaranense mantém tradição religiosa por 60 anos

Da Redação ·
 Anfitriões  levando a bandeira em homenagem ao Santo
fonte: Assessoria prefeitura de Apucarana
Anfitriões levando a bandeira em homenagem ao Santo

O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e a primeira-dama Maria Neusa Souza de Oliveira prestigiram no último sábado (12/06), no Sítio Santo Antônio, o 60º Terço de Santo Antônio. Promovido pela Família Gomes Ferreira, o ato foi acompanhada por mais de 2 mil pessoas, entre familiares e amigos que vieram em caravanas das cidades de Sorocaba e Votorantim (SP), de Curitiba, Cianorte, Londrina, Califórnia, Arapongas e diversos bairros, distritos e zona rural de Apucarana.  

continua após publicidade

O festejo religioso teve início em 1950 pelo casal Manoel Gomes Ferreira e Adélia Pereira Ferreira e, nos dias hoje tem sequência através de seus descendentes, sob a liderança do casal Edson Gomes Ferreira e Zilda Moreira Ferreira. “Em 2008, dada a tradição, a administração municipal incluiu o terço no Calendário Turístico de Eventos Oficial da cidade”, destaca o prefeito.  

Com uma programação que contempla a Tradição da Cultura Rural e a Religiosidade Popular, os organizadores destacam a “valorização da família e os costumes da partilha entre os vizinhos, coisa comum vivenciada no sítio pelos familiares e amigos”. “Para isso, todos os anos é realizada uma homenagem em memória aos entes queridos”, destaca Tião Gomes, um dos organizadores. Na ocasião, conta ele, foi apresentada a mais nova recém nascida da família (Maitê Ferreira Dias, com três meses de idade, filha de Solange e Jaime, da cidade de Sorocaba-SP). Um vaso de flor foi entregue pelo membro mais antigo da família (Vanda Gomes Franciscon, aos 81 anos de idade, de Curitiba), simbolizando a continuação da vida.  

continua após publicidade

Em seguida, aconteceu a apresentação de uma dança (Saudades de Matão), representando a alegria e a tradição cultural da Família, procissão de entrada dos símbolos do evento e a apresentação de uma mensagem aos presentes, destacando a importância do terço, da celebração de fé, de alegria, de tradição, e de união das famílias. “Esta é uma festa da simplicidade, é a festa da humildade. Festa que Santo Antônio preparou para a nossa comunidade”, disse o prefeito João Carlos.  

O ponto alto do evento foi a reza do terço em louvor ao Santo, com procissão e levantamento da bandeira acompanhado da soltura de rojões e fogos de artifício, culminando em um “show pirotécnico”. “E, em Ação de Graças pela Vida em Harmonia e Prosperidade da Família e dos Amigos, foi servido a todos os presentes, saborosos doces caseiros cristalizados, canjica, bolo de milho, amendoim torrado, pipoca, vinhão e quentão, tudo produzido no sítio da família”, relata Tião Gomes.  

Houve ainda apresentação da dança de “quadrilha”, seguida do bailão de arrastapé ao som de sonfona. “Tudo em um ambiente organizado e decorado pelos próprios familiares e amigos, proporcionando a todos os presentes uma verdadeira e inesquecível confraternização familiar”, finaliza Gomes.