Região

Governo renova convênio que ajuda a manutenção de serviços das Apaes

Da Redação ·

O governador Orlando Pessuti assinou, nesta segunda-feira (21), a prorrogação, até dezembro de 2012, do convênio técnico-financeiro que o Governo do Paraná mantém com as Apaes, que ajudam na manutenção dos serviços. A assinatura foi feita em reunião, no Palácio das Araucárias, com o presidente da Federação das Apaes (Feapaes – PR), José Turozi, e representantes de 28 escolas especiais.  

continua após publicidade

“Com esta assinatura fica garantida a manutenção do trabalho e da parceria que o governo vem construindo com as Apaes, desde 2003. Recebemos algumas reivindicações, que vamos analisar junto com a Secretaria de Planejamento, para verificar a melhor maneira de atendê-las”, afirmou Pessuti.  

Turozi explicou ao governador sobre a dificuldade que algumas escolas de educação especial encontram para fazer o transporte dos estudantes, que muitas vezes necessitam de veículos adaptados. “Em alguns municípios, as escolas firmam convênios com as prefeituras, mas em outros, elas arcam com as despesas sozinhas, em veículos não-adaptados, que muitas vezes precisam fazer mais de uma viagem, diminuindo o tempo dos estudantes na instituição”, detalhou o presidente da Feapaes.

continua após publicidade

A falta de professores e o corte de 15% do Sistema Único de Saúde (SUS), feito pelo Governo Federal, também foram abordados com o governador. Segundo o presidente, 48 Apaes e instituições conveniadas ainda não possuem convênio com o SUS, e o corte feito em Brasília prejudicou o atendimento para as unidades conveniadas. “Estamos analisando parceria junto à Secretaria Estadual de Saúde para amenizarmos este problema. O governador pediu que conversássemos com o secretário Carlos Moreira”, ressaltou Turozi.  

“Vamos verificar com a Secretaria do Planejamento a possibilidade de chamarmos professores que já passaram pelo concurso e que estão no nosso cadastro de reserva. A intenção é que isso aconteça a partir de agosto”, contou Angelina Matiskei, chefe do departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional, da Secretaria da Educação.  

continua após publicidade

FESTIVAL – Turozi convidou o governador Orlando Pessuti para a abertura do VIII Festival Estadual Nossa Arte, que começa quarta-feira (23), no Teatro Guaíra. O evento irá reunir mais de mil alunos das Apaes de todo Estado, que apresentarão o espetáculo de dança folclórica “Viva as diversidades e as diferenças”.  

O evento que se encerra na sexta-feira (25), contará com a exposição de artesanato, literatura e artes visuais. “Estendemos o convite ao governador para toda a população, para que prestigiem nossos alunos e conheçam um pouco mais do trabalho que realizamos com eles”, disse o presidente da Feapaes.