MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Tropa do 30º BIMtz treina para o Haiti

Uma tropa de 1,6 mil homens do Exército conclui semana que vem, em Ponta Grossa, a fase final de treinamento para a Missão de Paz no Haiti. Entre este contingente, do Comando Militar do Sul, está o efetivo de 34 militares do 30º Batalhão de Infantaria

Da Redação

·
Militares fazem treinos táticos nas ruas de Ponta Grossa: reproduzir cenário urbano
Icone Camera Foto por Hugo Harada/ Jornal da Manhã
Militares fazem treinos táticos nas ruas de Ponta Grossa: reproduzir cenário urbano
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.06.2010, 10:50:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma tropa de 1,6 mil homens do Exército conclui semana que vem, em Ponta Grossa, a fase final de treinamento para a Missão de Paz no Haiti. Entre este contingente, do Comando Militar do Sul, está o efetivo de 34 militares do 30º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz) de Apucarana.

continua após publicidade


A tropa realiza exercícios básicos e avançados, como o deslocamentos de tropas a pé e motorizadas pelas ruas do município, além da constante circulação de comboios formados por caminhões e os carros de combates. Para que o treinamento sugira situações reais as atividades são realizadas em meio ao trânsito de pessoas e veículos nas ruas de Ponta Grossa. Entre as atividades está a simulação de ataque de guerrilheiros a comboios da Força de Paz.


Estes militares brasileiros vão integrar o Batalhão de Infantaria da Força de Paz Haiti (Brabatt). O 13º contingente representa o Brasil na Missão de Estabilização das Nações Unidas.

continua após publicidade


No dia 13 de julho, a tropa apucaranense, que integrará a histórica missão internacional do 30º BIMtz, será apresentada em solenidade para autoridades, familiares e convidados no quartel. Neste evento também será inaugurado um pavilhão que levará o nome do tenente-coronel Marcus Vinícius Macedo Cisneiros, que integrou o Exército em Apucarana e que morreu no terremoto do Haiti. No dia 28 de julho, os militares embarcam para Curitiba e no dia 30 para o Haiti.


“Este exercício coroa a preparação que foi iniciada no mês de março. É similar ao que vão encontrar no território haitiano”, explicou o tenente coronel José Roberto Soares Paes, comandante do 30º BIMtz.


O 13º contingente vai substituir a tropa brasileira de aproximadamente 2,5 mil homens que foi enviada emergencialmente para o Haiti, em janeiro deste ano.

continua após publicidade


A missão dos apucaranenses e demais militares é fazer segurança e manter a ordem no país devastado pelo tremor que matou cerca de 200 mil pessoas.


“Esta tropa vai realizar a mesma missão de antes do terremoto. O contingente que está hoje lá é é forte em elementos de engenharia de construção, bem como gente habilitada para ações de segurança”,disse Soares Paes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Tropa do 30º BIMtz treina para o Haiti"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!