Região

Jovens têm até o final desse mês para se alistar no Serviço Militar

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Jovens têm até o final desse mês para se alistar no Serviço Militar
fonte: Foto: Arquivo
Jovens têm até o final desse mês para se alistar no Serviço Militar

O período de alistamento para o Serviço Militar está encerrando. Até o dia 30 desse mês, os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2014 devem comparecer a Junta de Serviço Militar, levando certidão de nascimento, comprovante de residência, duas fotos recentes 3x4 e xérox do RG e CPF.

continua após publicidade

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros.

O secretário da 208º Junta de Serviço Militar de São Pedro do Ivaí, Marcelo Luiz do Nascimento, destaca que o alistamento não obriga o jovem a servir o exército. “Nós emitimos o Certificado de Dispensa do Serviço Militar, ou seja, a conhecida reservista.

continua após publicidade

Entretanto, caso tenha alguém que demonstre interesse em servir, basta vir se inscrever e declarar que quer prestar serviço que o transferimos para o Batalhão de Apucarana”, explica.

Até agora, 60 pessoas, dentre elas jovens com 18 anos ou mais, se alistaram. A previsão, tendo em vista os números de anos anteriores, é que sejam emitidas de 75 a 80 reservistas. A cerimônia de juramento da bandeira deve ser marcada dentre os meses de agosto a outubro desse ano. “Peço para que os jovens fiquem atentos e venham emitir o documento, demonstrando compromisso com o Brasil e também para evitar problemas futuros”.