Região

Chuva forte faz rios transbordarem na região

Da Redação ·

A chuva intensa que começou na noite de quinta-feira (5) e seguiu ontem causou estragos em vários municípios da região. Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Ivaiporã e Manoel Ribas foram os mais afetados. O abastecimento de água foi interrompido e prejuízos foram grandes, principalmente na zona rural. 

continua após publicidade

Em Rosário do Ivaí, a estação de captação de água, no Rio da Escrita, foi inundada, interrompendo o abastecimento. Outros rios da cidade, como o Urutu e o Campineiro, também transbordaram e causaram danos. Segundo Paulo Sérgio Ruiz, responsável pela Defesa Civil do município, várias pontes foram danificadas. “Os pontos mais críticos foram na Ponte do ‘Paulo Koltun’, que sofreu grandes danos, além da ponte da “Asa da Caneleira”, que ruiu totalmente, impedindo acesso naquele ponto”, conta.

Em Rio Branco do Ivaí, município mais afetado da região, o prefeito Gerôncio Carneiro Rosa (PTB), conta que as ligações solicitando ajuda começaram na madrugada. "Desde às 5 horas, nós já recebíamos contato de pessoas pedindo auxílio. A Avenida Rio Branco, que corta a cidade, ficou alagada e várias pontes foram destruídas. Locais como o Distrito Porto Espanhol, o Assentamento Egídio Brunetto e o Bairro Pinhal Grande ficaram ilhados”, cita.

continua após publicidade

Segundo Gerôncio, várias casas foram danificadas pela chuva, além de prejuízos em veículos estacionados nas ruas ou garagens. A Defesa civil retirou cerca de 30 pessoas de locais de risco e as abrigou no ginásio de esportes da cidade. “Alguns animais, como cavalos, ficaram ilhados e precisaram do auxílio de um barco para serem retirados”, cita. Até a tarde de ontem, um caminhão-pipa estava na cidade auxiliando moradores, devido ao corte no abastecimento de água.  Em Ivaiporã também ocorreu prejuízo no abastecimento da água. Houve alta turbidez do Rio Pindaúva, provocada pela forte chuva, na cabeceira do manancial e que acumulou um volume de 140 milímetros.

MANOEL RIBAS

Os moradores de Manoel Ribas também estão preocupados com as chuvas dos últimos dias que já causam prejuízos no município. Os estragos são consideráveis, tanto no meio rural como na área urbana.  Até ontem à noite, diversas pontes e bueiros já haviam rodado, além de prejuízos nas estradas vicinais e vias não pavimentadas do perímetro urbano. Até o momento o distrito da Barra de Santa Salete é o mais prejudicado. “As chuvas têm sido constantes e em grande volume, causando grandes estragos”, disse a prefeita Bete Camilo (PR).