Região

Chuva provoca transtornos no Vale do Ivaí

Da Redação ·

A chuva intensa que começou na noite de quinta-feira (5) e segue na manhã desta sexta-feira (6) no Paraná causou estragos em municípios do Vale do Ivaí. Os maiores estragos, até agora, foram em áreas rurais, conforme registros das prefeituras

continua após publicidade

A Sanepar comunica que o abastecimento de água em Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí foi interrompido devido a inundação das unidades de captação de água das duas localidades, após a forte chuva que ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira (6). Estão paralisados os processos de captação, tratamento e distribuição de água e não há previsão para que os sistemas voltem a operar. Segundo informações da Sanepar, a estação de Rosário do Ivaí foi invadida pelo Rio da Escrita, e a estação de Rio Branco do Ivaí foi invadida pelo Rio Branco.

Em Ivaiporã também ocorreu prejuízo do abastecimento. Houve alta turbidez do Rio Pindaúva, provocada pela forte chuva, na cabeceira do manancial e que acumula um volume de aproxima-se 140 milímetros.

continua após publicidade

Nesta sexta-feira, 6, pode haver desabastecimento nas partes altas da cidade de Ivaiporã, já que a Sanepar teve que reduzir pela metade a produção de água. Caso a chuva persista, será necessário paralisar totalmente o processo em função da dificuldade de tratamento.

A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, priorizando a produção de alimentos e a higiene pessoal. Clientes especiais, tais como creches e hospitais, serão atendidos com caminhões-pipa. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar em Rosário do Ivaí é feito pelos telefones 3465-1041 e 3465-1178 e, em Rio Branco do Ivaí, pelo telefone 3467-1328.

(Foto: Fernanda Gonçalves- Rio Branco do Ivaí)