Região

Pessuti empossa nova reitoria da UEL

Da Redação ·
 Governador Orlando Pessuti, em solenidade realizada no teatro Ouro Verde empossa Nadia Moreno no cargo de Reitora e Berenice Jordão
fonte: AEN
Governador Orlando Pessuti, em solenidade realizada no teatro Ouro Verde empossa Nadia Moreno no cargo de Reitora e Berenice Jordão

O governador Orlando Pessuti e o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, empossaram, nesta quinta-feira (10) à noite, no Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina, as novas reitora e vice-reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Aparecida Moreno e Berenice Quinzani Jordão, respectivamente. Eleitas com mais de 52% dos votos no dia 14 de abril, as professoras foram nomeadas pelo governador durante a reunião da Escola de Governo do dia 1º de maio, em Curitiba.
 

continua após publicidade

Esta foi a primeira vez, desde a fundação da UEL em 1971, que um governador prestigia a posse de um reitor da universidade. A instituição conta com 43 cursos de graduação, nove de doutorado, 28 de mestrado, 47 residências, 95 especializações e 824 atividades de extensão. Mais de 20 mil pessoas integram a comunidade universitária. São 14 mil alunos de graduação, 3,3 mil de pós-graduação, 1,6 mil professores e 3,6 mil funcionários.
 

Sinto-me feliz em ser o primeiro governador a participar de uma solenidade de transmissão de cargo na UEL, porque esta é uma das universidades mais importantes do Brasil e a nossa vinda aqui demonstra o carinho e o respeito que temos por ela. Ao mesmo tempo, sabemos que da parte da universidade também existe respeito a todo o esforço que o governo do Estado está fazendo para fortalecer, cada dia mais, esta instituição de ensino superior”, afirmou o governador Pessuti durante a solenidade.
 

continua após publicidade

Gratificação - O governador assinou ainda o decreto que concede gratificação especial, de R$ 800, para os músicos da Orquestra Sinfônica da UEL, a título de manutenção dos instrumentos e vestimentas. “Esta é uma boa notícia que trazemos para os músicos”, destacou Pessuti. O decreto que trata do assunto data de 1993, mas os valores estabelecidos na época estavam defasados.

 

A solenidade de transmissão de cargo contou com a presença do reitor César Antonio Caggiano Santos e da vice-reitora Cristiane Vercesi, além do prefeito Barbosa Neto, os deputados Luiz Eduardo Cheida, Rodrigo Rocha Loures e Neivo Beraldin, diversos secretários de Estado, membros do Conselho Universitário e demais autoridades estaduais e municipais. Foram empossados ainda os novos pró-reitores, coordenadores, assessores e diretores de diversas unidades da UEL.
 

Cruzada - O secretário Nildo Lubke destacou que “tanto a reitora como a vice-reitora têm uma vida brilhante na vida acadêmica e magisterial. São pessoas benquistas pela sociedade londrinense e abertas, sobretudo, à problemática da sociedade e do homem. A grande preocupação do governador Pessuti é de fazer com que as universidades e seus centros de pesquisas estejam voltados para o desenvolvimento dos locais e das famílias que mais precisam do apoio do Estado”.
 

continua após publicidade

Lubke lembrou “das famílias pobres, carentes, e também aqueles injustiçados que precisam do Direito e da Justiça. Dos que precisam de apoio na saúde, através de médicos, enfermeiros e nutricionistas. Há também os que tomaram o caminho das drogas. O governador quer o empenho das universidades e faculdades estaduais para trazer tratamento e cura para estes jovens. E, certamente, as duas professoras que assumiram a direção da UEL estarão nesta cruzada para a construção de um mundo civilizado, digno, justo e solidário”, afirmou.
 

Já a professora Nádina Aparecida Moreno afirmou que, nos próximos quatro anos, pretende trabalhar para que a universidade retome o seu crescimento qualitativo e o seu papel social na sociedade. “O nosso desafio é fazer realmente uma universidade pujante, com qualidade de ensino e pós-graduação, prestação de serviço e também de qualidade de vida para os nossos servidores e estudantes”.
 

Outra preocupação da nova reitora é fazer com que a universidade continue desenvolvendo um forte trabalho na área da tecnologia. “Tanto que mantivemos na direção da Aintec o professor Jair Scarminio, que tem desempenhado um trabalho muito interessante. Já conversamos com representantes da Associação Comercial e Industrial de Londrina e do governo do Estado par, juntos, fazermos uma parceria muito forte na área de tecnologia”.
 

continua após publicidade

Centro de queimados – Outro importante ato do evento foi quando o governador Orlando Pessuti e o secretário da Saúde, Carlos Augusto Moreira, assinaram a ordem de liberação de recursos na ordem de R$ 353 mil para a compra de equipamentos para o Centro de Queimados do Hospital Universitário de Londrina.
 

Novos pró-reitores: foram empossados Ludoviko Carnasciali dos Santos (Graduação), Mário Sérgio Mantovani (Pesquisa e Pós-Graduação), Luiz Fernando Pinto Dias (Recursos Humanos), Hideaki Wilson Takahashi (Administração e Finanças), Marcos de Castro Falleiros (Planejamento), Cristianne Cordeiro do Nascimento (Extensão).
 

Também foram empossados como coordenadores, diretores e assessores: Elaine Fernandes Mateus (Coordenadoria de Processos Seletivos), Osmani Costa (Comunicação Social), Neusa Maria Amaral (diretora da Rádio UEL-FM), Maria Rosa Abelin (diretora da TV UEL), Maria Elisabete Catarino (diretora da Biblioteca Central), Maria Helena de Moura Arias (diretora da Editora), Andreza Daher Delfino Sentone (diretora do Serviço de Bem-Estar à Comunidade), Elizabeth Leão de Carvalho (diretora do Sistema de Arquivos da UEL), Adriane Maciel Gomes (diretora da Casa de Cultura), Adriana Regina de Jesus (diretora do Colégio de Aplicação), Marcio Barbosa Zerneri (diretor do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos), Angelita Marques Visalli (diretora do Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”), Leonardo Mota Pinheiro (assessor da Assessoria de Tecnologia da Informação).
 

Na chefia de gabinete, PJU, Ouvidoria e PCU tomaram posse Luis Antonio Niro Passos (chefe de Gabinete da Reitoria), Marinete Violin (Procuradora Jurídica), Teodósio Antônio da Silva (prefeito do Campus Universitário) e Cristiane Vercesi (Ouvidoria).