MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Frio não segura dengue na região

Nem mesmo as baixas temperaturas espantaram o Aedes aegypti da região. De acordo com a 16ª Regional de Saúde, o número de confirmações de dengue saltou de 43 para 53 nos últimos dias. Além de Apucarana, que confirmou anteontem seu primeiro caso au

Da Redação

·
Casos de dengue ainda persistem na região
Icone Camera Foto por Arquivo TN
Casos de dengue ainda persistem na região
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.06.2010, 10:21:00 Editado em 27.04.2020, 21:01:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nem mesmo as baixas temperaturas espantaram o Aedes aegypti da região. De acordo com a 16ª Regional de Saúde, o número de confirmações de dengue saltou de 43 para 53 nos últimos dias.

continua após publicidade


Além de Apucarana, que confirmou anteontem seu primeiro caso autóctone, Arapongas, Califórnia e Jandaia do Sul tiveram novas confirmações nesta semana. “Isso mostra que ainda há água parada. As pessoas não podem se esquecer dos cuidados contra a dengue”, observa o chefe da 16ª RS, Kazuhiko Yamamoto.


Conforme ele, pelo menos 329 suspeitas da doença já foram registradas na região. “Ainda temos muitos resultados de exames para receber”, diz.

continua após publicidade


Em Apucarana, o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Flávio Boiça, analisa que medidas preventivas à proliferação do mosquito transmissor da dengue não devem ser deixadas de lado com a proximidade do inverno. “Notamos que os casos não pararam de aparecer. Na verdade, se tivessem diminuído, não seria em função da população, mas do próprio clima. Por isso, é importante reforçar os cuidados mesmo nesta época do ano”, afirma.


Os bloqueios nos bairros onde existem notificações da dengue também continuam no município. Ontem, o 30º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) recebeu o fumacê. “O paciente que teve o caso autóctone na cidade é soldado. No mesmo local, tivemos outras três suspeitas, sendo que uma já foi descartada”, relata Boiça. Apucarana já possui outras sete situações importadas.


Em Arapongas, onde apesar do índice de infestação do mosquito transmissor estar abaixo de 1%, 22 casos da doença já foram confirmados neste ano. Nove são autóctones e 13 importados. “Têm pessoas que ainda não se conscientizaram sobre os cuidados contra a dengue. Só existe transmissão se houver mosquito. E o mosquito, nós podemos controlar, enquanto o vírus não”, avalia a coordenadora do Programa de Combate à Dengue no município, Aparecida de Oliveira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Frio não segura dengue na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!