MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Apucarana confirma primeiro caso autóctone de dengue

O departamento de Prevenção Municipal de Combate a Dengue e Combate a Endemias, da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), confirmou hoje o primeiro caso autóctone de dengue no município. O resultado do exame, feito pelo Laboratório Central (Lacen) chegou 

Da Redação

·
 Casos de dengue voltaram a subir na região
Icone Camera Foto por Arquivo TN
Casos de dengue voltaram a subir na região
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.06.2010, 07:01:00 Editado em 27.04.2020, 21:01:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O departamento de Prevenção Municipal de Combate a Dengue e Combate a Endemias, da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), confirmou hoje o primeiro caso autóctone de dengue no município. O resultado do exame, feito pelo Laboratório Central (Lacen) chegou nesta segunda-feira (7). O paciente, de 19 anos, é soldado do 30º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz) de Apucarana e morador do Núcleo Habitacional Vale Verde.

continua após publicidade

Além do resultado já confirmado, mais três casos suspeitos no 30º BIMtz estão sendo investigados. “Já obtivemos o resultado de dois, dos quatro casos suspeitos. Um deu positivo e o outro negativo. O paciente em que confirmamos a doença não viajou nos últimos dias, porém, um, dos outros três casos suspeitos, esteve fora da cidade no período em que os primeiros sintomas da doença foram registrados”, explica o coordenador Municipal do departamento de Combate a Endemias, Flávio Boiça.

Segundo ele, já foram realizados bloqueios com larvicida e com UBV costal tanto nas imediações do 30º BIMtz, como no Núcleo Vale Verde. “No 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) programado, realizado entre os dias 05 a 09 de abril, o índice de infestação do mosquito na região que compreende o 30º BIMtz foi de 3,2 e, na região do Vale Verde o índice registrado foi de 3,3”, relembra Boiça.

continua após publicidade

Casos suspeitos, confirmados e descartados

Desde o início do ano Apucarana já registrou 106 casos suspeitos, sendo 60 descartados, 11 recusaram realizar o exame do Lacen, 08 casos foram confirmados sendo 07 importados e um autóctone e 27 aguardam os resultados.

Medidas preventivas

continua após publicidade

Flávio Boiça alerta a população que os cuidados devem ser redobrados. “Estamos fazendo o nosso trabalho diariamente com mais de 60 agentes percorrendo casas, empresas e pontos estratégicos como borracharia, cemitérios para evitar a proliferação do mosquito. Também em parceria com o Comitê Municipal de Mobilização de Combate a Dengue realizamos campanhas preventivas, arrastões e conscientização da população. Pedimos a todos que nos ajudem nesse trabalho verificando quintais, casas, terrenos e até mesmo os cemitérios. Se tiverem denúncias liguem para 3422 5888 – ramal 239 e repasse para os nossos funcionários que as medidas necessárias serão tomadas”, completa.

Uma das primeiras medidas que podem ser realizadas pela comunidade é fazer a limpeza dos quintais de casa e evitar a água parada em recipientes como pneus, latas, garrafas plásticas, vasos de plantas, caixas d’água destampadas, piscinas não tratadas entre outros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana confirma primeiro caso autóctone de dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!