Região

Paraná prorroga vacinação para crianças

Da Redação ·
 Sesa prorrogou ontem vacinação contra nova gripe
fonte: SECS
Sesa prorrogou ontem vacinação contra nova gripe

A Secretaria estadual da Saúde anunciou nesta quarta-feira (2) a prorrogação da campanha de vacinação para dois grupos prioritários contra a Nova Gripe. Gestantes e crianças de 2 a 5 anos incompletos poderão tomar a vacina até dia o 11 de junho em todos os municípios do Paraná. A decisão partiu do secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior.

continua após publicidade

“Podemos ampliar ainda mais o número de pessoas vacinadas e consequentemente imunes à doença. Portanto, devemos aproveitar cada oportunidade e essa é mais uma para que as pessoas destes grupos se protejam e procurem a vacinação”, explicou o secretário, que ainda lembrou que com a chegada do frio torna-se mais fácil a circulação do vírus da gripe.

Moreira lembra ainda que os pais e responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de saúde para receberem a segunda dose da vacina após 21 dias do recebimento da primeira dose. “Não há proteção. É necessário que os pais levem as crianças para tomarem a segunda dose e deixem seus filhos protegidos do vírus da Nova Gripe”, afirmou.

continua após publicidade

BALANÇO - O Paraná vacinou até o momento 4,9 milhões de pessoas, o que corresponde a 94% de todo o público alvo previsto pelo Ministério no Paraná, incluindo as crianças maiores de dois a menores de cinco anos. O número é superior aos outros estados da Região Sul, já que Santa Catarina imunizou 2,5 milhões e o Rio Grande do Sul cerca de 4 milhões de pessoas.

Grupos como os portadores de doenças crônicas e trabalhadores em saúde superaram os 100%, imunizando mais pessoas do que o inicialmente previsto pelo Governo Federal. Indígenas, adultos de 20 a 29 anos e gestantes alcançaram a meta de 80% do público alvo total.

O Paraná este ano já registrou 1.223 casos confirmados da doença e outros 1.937 foram descartados. Onze pacientes tiveram complicação no quadro clínico e morreram.