Região

Paraná já vacinou 520 mil pessoas contra a Gripe A

Da Redação ·
 Até agora, 372 mil tomaram a dose da vacina, ou seja, 34% do total previsto
fonte: TN
Até agora, 372 mil tomaram a dose da vacina, ou seja, 34% do total previsto

Desde o início da campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1) - gripe suína – até o final da tarde de ontem (31), cerca de 520 mil pessoas foram imunizadas no Paraná. O público-alvo estimado para esta segunda fase, que se encerra na sexta-feira (2) é de 1,1 milhão de pessoas no estado.

continua após publicidade

Até agora, 372 mil tomaram a dose da vacina, ou seja, 34% do total previsto. A orientação da Secretaria Estadual de Saúde é a de que a população procure as mais de 2 mil unidades básicas de saúde do Paraná ou os postos móveis nos municípios. A vacina é muito importante, alertam os especialistas, porque a previsão é de um inverno rigoroso este ano, o que aumenta o risco de transmissão da doença. O último boletim da Secretaria Estadual da Saúde confirma o registro de 524 casos no estado em 2010 - sete tiveram complicações e morreram.

A meta do governo paranaense é imunizar 80% de todos os grupos. O balanço da primeira fase da vacinação mostrou que 78% dos profissionais de saúde e 75% dos indígenas foram vacinados, totalizando 138 mil pessoas. Para ampliar o índice de vacinação, as unidades de saúde do interior do estado vão funcionar no feriado da Semana Santa, inclusive no domingo (4).

continua após publicidade

Na terceira etapa da campanha,que começa no dia 5 de abril e se encerra dia 23, a meta é vacinar 80% da população com idade entre 20 e 29 anos, estimada em 1,88 milhão em todo o estado

O Ministério da Saúde disponibilizou 5 milhões de doses da vacina contra a influenza A (H1N1) para o Paraná.