Região

Concerto de Natal emociona Rolândia e região

Da Redação ·

O público que compareceu à Igreja Matriz de Rolândia, na noite do último dia 22, se emocionou com o Concerto de Natal, evento de estreia da Orquestra e Coro do Festival de Música de Rolândia. Sob a regência do maestro carioca Ricardo Prado, músicos e cantores executaram um repertório apurado, com peças de Mozart, Vivaldi, Bach e Haendel, entre outros. “Foi um evento marcante, que mostrou ao público, formado por pessoas de Rolândia e região, o quanto a música pode tocar a alma do ser humano. A acústica da igreja matriz e sua decoração natalina também contribuíram para o clima mágico do concerto”, afirma o produtor executivo Rogério Carnasciali.

continua após publicidade

A formação da orquestra foi um desafio vencido em quinze dias, através de um trabalho conjunto entre Carcasciali, o maestro Ricardo Prado e o maestro adjunto Vitor Gorni. Os dois últimos se encarregaram de arregimentar músicos e cantores de Londrina e região, com uma agenda apertada de ensaios. O resultado, porém, foi aplaudido de pé pelo público. “Que esta orquestra, que nasce durante o Natal e sob as bênçãos do menino Jesus, dure muitos e muitos anos e traga muitas alegrias e muita música para vocês”, afirmou Ricardo Prado. 

Aluno de Camargo Guarnieri e John Neschling, Ricardo Prado, o maestro titular e diretor artístico da Orquestra e Coro do Festival de Música de Rolândia, aos 25 anos já havia conquistado importantes prêmios internacionais de composição. Carioca, incentivado por Isaac Karabtchevsky, de quem foi o mais jovem assistente na Orquestra Sinfônica Brasileira, iniciou uma bem sucedida carreira de regente, com incontáveis primeiras audições locais, nacionais e internacionais. Criou a orquestra Opus Rio de Janeiro e, como convidado, regeu importantes orquestra do Brasil, América Latina, EUA e Europa. Foi diretor artístico e musical de dezenas de espetáculos e séries de concertos, além de curador de exposições e edições. Como escritor, é autor da série literária “Trilhas da Música”, já com 12 títulos dedicados a crianças e adolescentes. Atuou na imprensa, colaborando com os jornais O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, O Globo e Jornal do Brasil. Criou e dirige o Programa Repertórios, de música nas escolas, desde 2008.

continua após publicidade

De acordo com Carnascialli, a Orquestra já tem 14 apresentações programadas para 2014. Para ele, assim como o Festival foi abraçado pela cidade, a Orquestra e Coro também passarão a ser patrimônio cultural de Rolândia e da região. O concerto foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copel, Viapar, Vancouros, Supermercado Locatelli, Governo do Paraná e Prefeitura de Rolândia. O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura de Rolândia e realização do Ministério da Cultura/Governo Federal.