MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Impasse emperra renovação de contrato com Sanepar em Ivaiporã

O novo modelo de contrato entre a prefeitura de Ivaiporã e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi apresentado e discutido pela população ontem em audiência pública, na Câmara de Vereadores. A minuta foi feita a partir de uma série de discussões

Da Redação

·
Impasse emperra renovação de contrato com Sanepar em Ivaiporã
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2013, 08:15:00 Editado em 27.04.2020, 20:21:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O novo modelo de contrato entre a prefeitura de Ivaiporã e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi apresentado e discutido pela população ontem em audiência pública, na Câmara de Vereadores. A minuta foi feita a partir de uma série de discussões entre a prefeitura e a empresa

continua após publicidade

concessionária dos serviços de água e esgoto no município. No entanto, a forma de extinção do contrato em 2043 está emperrando as negociações.
O impasse reside no fato que Sanepar entende que o acervo existente é da empresa. Já a administração municipal diz que é propriedade do município.
De acordo com o prefeito Luiz Carlos Gil (PMDB), a maioria das exigências do Município para a renovação estão sendo atendidas pela concessionária,

como a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, a ampliação da rede de esgoto que será elevada dos atuais 12% para 33% até o final de 2018 e 90% até 2027. “Está faltando apenas definirmos um prazo para a meta intermediária, que sugeri 65 % da rede instalada até 2021”.

continua após publicidade


Gil diz que o ponto mais divergente é referente a cláusula 8ª do contrato vencido em 2005. O prefeito exige que o novo contrato tenha a mesma redação que o anterior que previa, segundo ele, que caso não ocorra renovação do contrato em 2043 todo o acervo existente volte para o município.


“Porém, nesse novo contrato, a Sanepar entende que todo acervo é patrimônio da empresa e ela tem que cobrar do município. A de se convir que esse patrimônio formado através do pagamento da tarifa e quem paga a tarifa é a população. Então se é a população quem faz esses investimento é natural que no final do contrato o patrimônio retorne para o Município”, assinala o prefeito.


Sérgio Veroneze, gerente de Concessões da Sanepar, relata que a reivindicação do prefeito será encaminhada à diretoria. “No máximo, até a próxima quinta-feira daremos uma resposta ao prefeito”, comenta. Ele também não descartou a possibilidade de que seja agendada uma nova reunião do prefeito e dos vereadores com a diretoria da Sanepar.

continua após publicidade


Caso ocorra acordo para a elaboração de um novo contrato, após a redação final, o documento será encaminhado à Câmara de Vereadores para votação.


CÂMARA
O presidente da Câmara de Ivaiporã, Edivaldo Aparecido Montanheri, diz que os vereadores estão acompanhando todo o processo de negociação.
“Torcemos e queremos a renovação do contrato, mas nós temos que antes de tudo lutar pelos interesses da população de Ivaiporã”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Impasse emperra renovação de contrato com Sanepar em Ivaiporã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!