Região

Policiais apreendem mais 11 armas de fogo

Da Redação ·
Foto ilustrativa
fonte: googleimagens.com
Foto ilustrativa

Policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM) apreenderam 11 armas de fogo na área da unidade, que abrange a região Oeste do Estado, nas proximidades de Cascavel, no último final de semana. Dez pessoas foram detidas por porte ilegal de arma e seis revólveres, duas pistolas e três espingardas foram apreendidos, além das 75 munições intactas e 16 deflagradas.

continua após publicidade

“Somente em 2010, até o mês de março, foram apreendidas, pelo 6º BPM, cerca de 180 armas de fogo em toda a região. Isso é resultado da intensificação das operações que estamos realizando com ajuda de informações por meio de denúncias da população e do Serviço Reservado” afirma o porta-voz do batalhão, tenente Roberto Damião Pierozan Tavares.

continua após publicidade

“Por ser uma área de grande fluxo de pessoas, a região Eeste do Paraná tende a ser vulnerável a assaltos e tráfico de drogas. Além disso, é uma das portas de entrada para o país, o que contribui para o contrabando de materiais ilegais. Dessa forma, a atenção redobrada nas fiscalizações se faz necessária para combater quaisquer tipos de crimes”, ressalta o tenente, garantindo que a Polícia Militar está exercendo sua função. “Operações em conjunto com a Polícia Federal, por exemplo, são realizadas para aumentar o número de fiscalizações e, assim, diminuir a criminalidade”, completa.

continua após publicidade

Segundo o tenente, com informações a partir de denúncias o trabalho de combate ao crime fica mais objetivo. “Nosso maior foco é a segurança da sociedade e, se esta colabora denunciando de maneira correta, com informações verdadeiras, nosso trabalho fica cada vez mais eficiente, com saldos como este, com a apreensão de um grande número de armas de fogo”, diz. A população pode denunciar nos números 190 e 181- narcodenúncia, a qualquer momento, e as informações podem ser passadas de maneira anônima.

Operações - As operações aconteceram a partir de sexta-feira (26), quando no município de Santa Tereza do Oeste, distante 15 km de Cascavel, equipes do Pelotão de Choque e do Serviço de Inteligência do 6º BPM detiveram Francisco Gonçalves dos Santos, 40 anos, com um revólver calibre 357, marca Taurus, com a numeração raspada e seis cartuchos intactos e mais seis deflagrados, além de uma espingarda, calibre 36. Também foi apreendido um veículo Santana, com placas adulteradas que, posteriormente, foram identificadas como sendo de um Chevette.

continua após publicidade

Logo em seguida, Elpídio Teles Machareth, 47 anos, foi abordado e detido por estar com uma espingarda calibre 32, com oito cartuchos intactos e seis deflagrados, um cinturão de couro com três cartuchos intactos, seis estojos deflagrados, uma caixa com dois tubos de pólvora, esferas de chumbo, espoletas, três cartuchos calibre 28, quatro estojos deflagrados calibre 36 e cinco cartuchos intactos calibre 32. No mesmo dia, um revólver calibre 38, marca Rossi, com oito munições intactas e uma espingarda calibre 36, marca Boito, com a numeração raspada, foram apreendidos na zona rural de Cascavel.

continua após publicidade

No sábado (27), policiais do Policiamento Ostensivo Volante (Povo) detiveram mais três homens, portando dois revólveres, um calibre 32, com quatro munições intactas, e outro calibre 38, com seis cartuchos intactos. Alyson Lopes Antonio, 21 anos, e Tiago Siqueira Gomes, 20 anos, foram presos quando transitavam pela Avenida Brasil, em Cascavel, em um Chevette.

continua após publicidade

No domingo (28) foram mais cinco apreensões e cinco pessoas presas. Já na madrugada, uma pistola Beretta, calibre 6.35, com cinco munições, foi apreendida. João Batista Pacheco, 47 anos, foi detido enquanto trafegava no centro da cidade. À noite, policiais do Projeto Povo apreenderam na região norte de Cascavel um revólver calibre 38 com seis munições. Essa segunda abordagem foi realizada após denúncias de que pessoas armadas estariam fazendo ameaças. Carlos Ferreira, 29 anos, e Claudecir Ferreira, 25 anos, foram detidos e o veículo no qual estavam, um Santana, foi apreendido.

Na mesma noite, em atendimento em apoio ao SIATE, junto a um indivíduo ferido, foi localizado um outro revólver, marca Taurus, calibre 38, com cinco munições intactas. O rapaz, de 18 anos, foi encaminhado para o Hospital Universitário, para as devidas providências.

E no final da noite, no bairro Jardim Veneza, também em Cascavel, uma equipe realizava patrulhamento e avistaram uma pessoa com uma arma na mão. Ao ser abordado, Darci dos Santos Dalamaria, 34 anos, estava com uma pistola Taurus, calibre 7.65, com oito munições intactas. Todos os detidos, as armas de fogo, a munição e os veículos apreendidos foram encaminhados para a 15ª Subdivisão de Polícia.