Região

Ivaiporã inaugura casa de atendimento ao adolescente

Da Redação ·
Ivaiporã inaugura casa de atendimento ao adolescente (Foto: Ivan Maldonado)
fonte:
Ivaiporã inaugura casa de atendimento ao adolescente (Foto: Ivan Maldonado)

Foi inaugurada em Ivaiporã, a Casa do Adolescente. O novo espaço funciona anexo à Casa de Vivência. Ambos os projetos que estão localizados na Rua Anhanguera, na Vila João XXIII, são mantido pelo Departamento Municipal de Assistência Social e atendem aproximadamente 230 crianças e adolescentes. A inauguração contou com a participação da coordenadora do Programa Estadual do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Albertina Duarte Takiuti, que auxiliou a viabilizar o projeto em Ivaiporã. Ela também é responsável pela implantação de 29 casas somente no estado de São Paulo. O projeto tem foco na saúde e sexualidade dos jovens.

A diretora do Departamento de Assistência Social de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy, agradeceu o apoio do prefeito Luiz Carlos Gil e da secretaria Albertina Duarte Takiuti na implantação da Casa do Adolescente. Ela explica que o novo serviço oferece atendimento integral e gratuito a quem tem entre 12 e 20 anos.

Uma equipe multidisciplinar estará disponível também para tirar dúvidas sobre o corpo, sexualidade e gravidez precoce. “Aqui o adolescente terá a possibilidade de falar, aprender, compartilhar experiências e sentimentos e, assim, se fortalecer”, relata Gertrudes. Ela explica ainda que, no local, serão realizadas dinâmicas de grupo, oficinas, orientações nutricionais e cursos de sensibilização.

Albertina elogiou a iniciativa da atual administração e falou sobre a importância da prevenção primária e da atenção com o adolescente. “O nosso adolescente está suscetível, a gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e contato com drogas e se ele não encontra afeto e oportunidade, estará mais vulnerável a situações de risco”, argumenta Albertina.

O prefeito Luiz Carlos Gil também agradeceu o apoio da secretaria Albertina e parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Departamento Municipal de Assistência Social.

“Estão todos de parabéns, pois nesses primeiros 10 meses de nosso mandato tem demonstrado muita competência e carinho com as pessoas que mais precisam. A instalação dessa casa, mostra esse carinho e a preocupação com o adolescente de Ivaiporã”, assinala Gil.

continua após publicidade