Região

Ortigueira, capital do mel, sedia seminário a partir de hoje

Da Redação ·
Ortigueira, capital do mel, sedia seminário em novembro (Tribuna do Norte)
fonte:
Ortigueira, capital do mel, sedia seminário em novembro (Tribuna do Norte)

Começa hoje (1), Ortigueira, capital paranaense do mel, vai sediar o V Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região. O evento será realizado no Auditório Municipal da cidade. A programação do evento discute o cenário atual da apicultura brasileira e mundial, certificação, marca geográfica e coletiva.

Conforme Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae/PR, Ortigueira é considerada a capital paraense do mel, por um conjunto de fatores, como o clima da região e o pasto apícola, com épocas de floradas distintas, o que possibilita a produção de méis monoflorais. Em Ortigueira, os aspectos produtivos da cadeia apícola ficam cerca de 45% acima da média nacional (30 kg/colméia – Ortigueira e ao mínimo de 15 kg /colméia – em outras localidades).

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2011, Ortigueira é o segundo maior produtor de mel do Brasil, com produção de 510 toneladas em média por ano, perdendo apenas para o estado do Piauí.
 

continua após publicidade
confira também



Para o consultor do Sebrae/PR, fatores climáticos e de manejo reduziram a produção de mel em Ortigueira nos anos anteriores a 2011. A mudança de realidade veio com o fomento à atividade, iniciado no mesmo ano. O governo municipal incentiva o aumento da produtividade, em parceria com o SEBRAE, APOMEL e EMATER.

“O grande diferencial dessa atividade é de que além de gerar o resultado financeiro, ela auxilia na retenção do produtor e apicultor no campo. É ecologicamente correta e ambientalmente sustentável”, finaliza Bianchi.

Mais informações no telefone:(42) 3277-1611.

Programação

8 horas – Café da manhã e credenciamento

9 horas – Cerimonial de abertura

continua após publicidade

9h30 – Cenário atual da apicultura brasileira e mundial

10h30 – Oportunidades da apicultura no Paraná

12 horas – Almoço

continua após publicidade

13h30 – Certificação, marca geográfica e marca coletiva

14h30 – Análise sensorial do mel

16 horas – Coquetel de encerramento

continua após publicidade

V Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região

Data: 1º de novembro

Horário: Das 8 às 17 horas

Local: Auditório Municipal. Avenida Paraná, nº 678.