Região

Aeroporto está preparado para a FIQ 2010

Da Redação ·
 Aeroporto de Arapongas
fonte: Divulgação
Aeroporto de Arapongas

A prefeitura de Arapongas já ultimou os preparativos no Aeroporto Municipal Alberto Bertelli, visando melhorias de infra-estrutura aeroportuária para receber o fluxo de aeronaves, que costuma aumentar durante a realização da FIQ 2010 - Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, que acontece em abril.

continua após publicidade

Conforme o prefeito em exercício, Jair Milani, foi feita a limpeza geral, roçagem nas área de escape ao redor da pista e melhorias no salão de desembarque, com substituição de toldos e demais providências necessárias.

continua após publicidade

Milani lembra que os investimentos no Aeroporto nos últimos anos configuraram o status de um dos mais modernos em gênero, tamanho e capacidade de nossa região. Neste contexto, Milani destaca a reforma geral realizada em 2006, através do recape da pista de pouso, que conta com 1.200 metros.

Na ocasião também foram proporcionadas melhorias no pátio de aeronaves e no estacionamento externo de veículos. O prédio administrativo, onde estão o hall de embarque, banheiros, balcão de atendimento e demais dependências, também foi reformado.

continua após publicidade

Conforme o gerente do Aeroporto, Valentin Pavezi, durante os períodos de realizações de feiras do setor moveleiro (FIQ e Movelpar), o fluxo de aeronaves chega a aumentar 20%. Em períodos normais, o Aeroporto concentra uma média de 5 mil pousos e decolagens e trânsito aproximado de 12 mil pessoas por ano.

 "Esse fluxo é facilitado pelo fator do Aeroporto possuir balizamento noturno, o que facilita pousos e decolagens durante à noite", disse. Ele também ressalta que os trabalhos de manutenção e conservação do Aeroporto são feitos periodicamente, visando manter sua perfeita operacionalização, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil.