Região

Fera com Ciência reúne mais de 6 mil pessoas

Da Redação ·
Evento promoveu uma festa de integração entre os 16 municípios deste núcleo
fonte: AE- Paraná
Evento promoveu uma festa de integração entre os 16 municípios deste núcleo

O Festival de Arte da Rede Estudantil – Fera com Ciência encerrou suas atividades, nesta sexta-feira (7), em Apucarana, norte do Paraná. O tema das apresentações e oficinas foi Cultura e Tecnologia na Preservação Ambiental e envolveu mais de 1,3 mil pessoas, entre professores e estudantes, da rede pública de ensino. Foram 5 mil visitantes de 16 municípios.
 

continua após publicidade

Ademir Pinhelli Mendes, coordenador de Integração das Atividades Curriculares, da Secretaria Estadual da Educação, explicou que as atividades desenvolvidas no contraturno escolar pelo Viva Escola têm acrescido mais conteúdo às ações desenvolvidas no Fera. “O Viva a Escola é um programa que promove atividades de complementação curricular no contraturno escolar”. Para o coordenador, os eventos do Fera com Ciência são oportunidades de socialização das atividades desenvolvidas dentro das escolas.
 

PROGRAMA - O Fera Com Ciência é a integração, realizada em 2008, do Festival de Artes da Rede Estudantil (Fera) e do Educação com Ciência, projetos desenvolvidos, desde 2004, de maneira pioneira no País. “A implantação dos programas atende à demanda da comunidade escolar por atividades artísticas, culturais e científicas no ambiente pedagógico”, disse Ademir.
 

continua após publicidade

A aluna Dieyne Pantaleão Sydney, do Colégio Estadual Coronel Luiz José dos Santos, de Apucarana, contou que o Fera lhe deu oportunidade para mostrar o que é feito na escola. “O projeto que apresentei foi sobre a transformação do lixo em energia. O Fera é um evento educativo que possibilita compartilhar com os outros alunos os nossos trabalhos.”
 

Outra oficina que chamou a atenção dos visitantes foi a de robótica educacional. “No final da oficina, foi criado um robô com componentes eletrônicos descartados no meio ambiente”, informou o professor Lúcio Charallo.
 

Cátia Jacinto Duarte, professora do Colégio Estadual Francisco Ferreira Bastos, de Arapongas, participou com o projeto de dança Planeta Água, Colagem Musical. “Nosso projeto envolveu a comunidade escolar e contou com a participação dos pais de alunos durante todo o processo. Além de dançar, os alunos tiveram uma proposta pedagógica voltada para a questão ambiental.”
 

continua após publicidade

PARQUE – Os alunos também foram ao Parque Ecológico Santo Expedito. O técnico da Secretaria de Meio Ambiente Luan Rafael contou que o local onde o parque está instalado, antes abrigava um lixão a céu aberto. A área foi revitalizada, com nascentes de água potável e hoje é destaque nacional no turismo.
 

“Trazer os alunos ao parque, para trabalhar a questão ambiental, aliada com a parte pedagógica é mostrar que um local antes abandonado pode tornar-se uma opção de turismo e lazer”, disse a coordenadora municipal de turismo, Elissandra Garcia.
 

O aluno Tiago Cavalcante, do Colégio Agícola Manoel Ribas de Apucarana, aprovou a iniciativa da visita ao parque. “Saber que a área abrigava um lixão e agora virou um parque ecológico com água boa para beber, isso nos dá a certeza da importância de preservar o meio ambiente”, afirmou Tiago.
 

continua após publicidade

“O evento promoveu uma festa de integração entre os 16 municípios deste núcleo. Os alunos deixam e levam conhecimento das diversas áreas, com destaque para a iniciação científica, artes e preservação ambiental”, ressaltou a chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Vanda Pedroso de França.
 

MUNICÍPIOS – Nesta 43.ª edição do Fera participaram alunos e professores dos municípios de Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruz Maltina, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom e Saubádia. Na próxima semana, o Fera Com Ciência acontecerá nos os Núcleos Regionais de Educação de Curitiba e Ponta Grossa.