Região

JAVI`s começam nesta sexta-feira em São Pedro do Ivaí

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia JAVI`s começam nesta sexta-feira em São Pedro do Ivaí
JAVI`s começam nesta sexta-feira em São Pedro do Ivaí

Tem início hoje, a partir das 19 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Seccão, em São Pedro do Ivaí, os Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVI´s). Esta é a 27ª edição da competição, na qual participam vários municípios da região. Neste ano, mais de duas mil pessoas entre atletas e comissões técnicas marcam presença. Um número bem superior do registrado em 2012: foram 1.271 atletas inscritos.

A solenidade de abertura terá o desfile das delegações, hasteamento das bandeiras, acendimento da pira olímpica, juramento do atleta e uma apresentação da equipe Ginasloucos, de Dourados-MS, que faz enterradas de basquetebol de uma forma atraente e extrovertida.

O evento terá a presença da prefeita Maria Regina Della Rosa Magri (DEM), do secretário municipal de Esportes, Adenilson Gregório, e de demais autoridades políticas e esportivas da cidade e região.

Os JAVI´s se destacam pela importância da valorização dos esportes regionais. “São esportes que fazem parte da cultura local e que nem sempre vemos em outros jogos, como bocha, malha e truco”, aponta Mauro João Cachel, gestor sócio-esportivo da Secretaria do Esporte do Paraná (SEES).

Ao todo, são 13 modalidades em disputa. Esportes tradicionais como futebol de campo, handebol, vôlei e basquetebol não ficam de fora. O gestor sócio-esportivo da SEES também destaca outro ponto positivo deste caráter mais regional: atletas competem pelas suas cidades, e não necessariamente pelos municípios pelos quais estão federados.

A 27ª edição dos JAVI´s será realizada no município de São Pedro do Ivaí, que já sediou o evento em outras quatro oportunidades. Os jogos acontecem durante uma semana, com início hoje e encerramento no outro sábado, dia 7 de setembro.

O JAVIs é uma realização do Governo do Paraná, através da SEES, e do município de São Pedro do Ivaí. A Secretaria do Esporte apoia com a premiação, material esportivo, alimentação, organização, coordenação, imprensa e arbitragem. Já o município oferece os estádios, ginásios e a estrutura necessária para a realização do evento.

Vão disputar os Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVI´s), em sua 27ª edição, as cidades de Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Borrazópolis, Cambira, Cândido de Abreu, Faxinal, Godoy Moreira, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Juranda, Kaloré, Lunardelli, Marilândia do Sul, Manoel Ribas, Marumbi, Mauá da Serra, Pitanga, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí.

Pela quinta vez São Pedro do Ivaí vai promover os Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVI´s). A cidade sediou o evento esportivo em 1980, 1986, 1990 e em 2003, quando Apucarana se tornou campeã.

continua após publicidade