Região

Fera Com Ciência segue programação até sexta

Da Redação ·
 Segundo a chefe do Núcleo de Educação de Ivaiporã, Onélia Pessuti Pesucki, os estudantes se mostraram encantados com as atividades artísticas e científicas.
fonte: Seed
Segundo a chefe do Núcleo de Educação de Ivaiporã, Onélia Pessuti Pesucki, os estudantes se mostraram encantados com as atividades artísticas e científicas.

Os Núcleos Regionais de Educação de Cascavel, Ivaiporã e Paranavaí encerraram na sexta-feira (30) as atividades culturais, artísticas e científicas da 42ª edição do “Fera Com Ciência” da Secretaria de Estado da Educação. Durante os cinco dias do evento, participaram mais de 4 mil pessoas, entre alunos e professores, e aproximadamente 5 mil visitantes em cada uma das cidades. Hoje (3) a atividade começa em Apucarana, às 14h30, com carreata e solenidade no Ginásio de Esportes José Basso, o Lagoão. Em razão do evento, não serão ministradas aulas neste semana aos alunos da rede pública de ensino em Apucarana.

continua após publicidade

O coordenador de Integração das Atividades Curriculares, Ademir Pinhelli Mendes, explica que o Fera Com Ciência é, desde 2008, uma integração do Festival de Artes da Rede Estudantil (Fera) e do Educação Com Ciência, projetos desenvolvidos desde 2004 de maneira pioneira no País. “A implantação dos programas atende à demanda da comunidade escolar por atividades artísticas, culturais e científicas no ambiente pedagógico”, disse.

Ademir destacou que a integração do Fera com Ciência se deve à construção das diretrizes curriculares que orientam a prática pedagógica. “As diretrizes também possibilitaram a criação do Programa Viva a Escola como concepção de complementação curricular para o aluno”, disse .

continua após publicidade

A apresentação de trabalhos do Programa Viva a Escola foi a novidade destas últimas edições do Fera. Somente em 2009, cerca de 1,2 mil escolas estaduais realizaram atividades do Programa. O programa é uma atividade de complementação curricular com atividades sugeridas pelos próprios professores dentro da sua disciplina e aplicadas em contraturno escolar

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos chamavam a atenção do público para as questões sobre meio ambiente. Um exemplo desses trabalhos foi a “Casa Ecológica” exposta pelos alunos Felipe Daniel Gomes e Mayson de Paiva da Silva, do Ensino Médio do Colégio Estadual Castelo Branco do município de Cascavel.

“Na Casa Ecológica pudemos demonstrar como é possível reaproveitar a água das chuvas e também como gerar energia com o teto solar”, explicou Felipe. “Ideias como essas são fundamentais para ajudar a resolver problemas ambientais”, disse Mayson.

continua após publicidade

A estudante do município de Grandes Rios, Fabiana Maria Soares Leite, acredita que o evento possibilita a troca de ideias e experiências. “Aprendi muitas maneiras de preservar a natureza. O exemplo de como reutilizar e reaproveitar alguns materiais que vão para o lixo foram bem utéis.

“Foi o melhor Fera de que participei”, disse a oficineira e professora Delma Anastácia Baby Fadel, do município de Ibaiti. Para ela, a organização foi fundamental para possibilitar que os oficineiros pudessem realizar um bom trabalho. “A cooperação dos alunos

A oficina de teatro foi percebida como forma de melhorar a expressão e oralidade. “Participei da oficina de teatro e acredito que contribuirá no meu dia a dia com os alunos. Conheci diversas técnicas que vou começar a aplicar”, afirmou a professora Érica Breda.

continua após publicidade

A chefe do Núcleo de Educação de Ivaiporã, Onélia Pessuti Pesucki, ressaltou que nem mesmo a chuva impediu que milhares de estudantes participassem do evento.“Os alunos ficaram encantados com as apresentações artísticas. O evento superou as expectativas”, contou Onélia.

Onélia lembrou que os alunos da rede municipal também participaram do Fera Com Ciência. “Os estudantes da rede estadual que não estão nas oficinas e os alunos da rede municipal participam como visitantes”.

No Fera desta semana participaram alunos, professores e visitantes dos municípios de Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Lindoeste, Santa Lucia, Santa Tereza do Oeste, Trê Barras do Paraná, Vera Cruz do Oeste, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Grande Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Guairacá, Inajá, Itaguajé, Jardim Olinda, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Esperança, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranapoema, Paranavaí, Santa Inês, Santo Antonio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Tamboara, Terra Rica e Uniflor.