Região

Paraná terá polo de desenvolvimento de medicamentos

Da Redação ·

O Paraná recebeu sinal verde do Ministério da Saúde para desenvolver um polo de produção de medicamentos em biotecnologia no Estado. A notícia foi recebida pelo diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Luiz Fernando de Oliveira Ribas, nesta quinta-feira (29), na sede do Ministério da Saúde, em Brasília.

continua após publicidade

“É mais uma conquista do governador Orlando Pessuti, que, na primeira semana do seu mandato, esteve conversando com o ministro José Gomes Temporão sobre a contribuição do Paraná para o desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde no País”, comemorou Ribas. O Tecpar, juntamente com o Instituto Carlos Chagas – Fiocruz, participará dos esforços para a produção de medicamentos a fim de atender à Portaria 978, de maio de 2008, que define a lista de produtos estratégicos no âmbito do Sistema Único de Saúde.

continua após publicidade

Durante a visita à Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos, o diretor-presidente do Tecpar assinou o contrato para fornecimento de 30 milhões e 900 mil doses da vacina antirrábica canina ao Ministério da Saúde em 2010. Maior produtor nacional de vacina antirrábica de uso veterinário, distribuída pelo Programa Nacional de Profilaxia da Raiva do ministério, o Tecpar contribui com os órgãos públicos para tornar o Brasil autossuficiente na área, garantindo a melhoria contínua da saúde e a qualidade de vida da população.