MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Apucarana desenvolve projeto “Pare de Fumar”

Na próxima quarta-feira, a partir das 08 horas, médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) participam de programas de capacitação. Na pauta está “Pequenas Cirurgias”, com o Dr. Leonardo Marchi e “Grupos de Controle de Tabagismo”, com Andréia Sabóia.

Da Redação

·
 Programa Pare de Fumar conta com vários profissionais de saúde
Icone Camera Foto por Google Imagens
Programa Pare de Fumar conta com vários profissionais de saúde
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.04.2010, 15:09:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na próxima quarta-feira, a partir das 08 horas, médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) participam de programas de capacitação. Na pauta está “Pequenas Cirurgias”, com o Dr. Leonardo Marchi e “Grupos de Controle de Tabagismo”, com Andréia Sabóia.

continua após publicidade

Apucarana conta atualmente, em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o Projeto Antitabagismo “Pare de Fumar” desenvolvido por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA) em parceria com as secretaria Estaduais e Municipais de Saúde e ONGs. Todo o tratamento ofertado é gratuito.

Segundo a enfermeira Nereida Mozini Reis, coordenadora do Projeto no município, os principais objetivos são atender a população de Apucarana que deseja parar de fumar, incentivar o fumante a deixar de fumar através de técnicas de motivação, orientar sobre os malefícios causados pelo cigarro e preparar os pacientes para prevenirem recaídas. “Estamos atendendo estas pessoas que querem parar de fumar nas Unidades Básicas de Saúde Osvaldo Damin (Jaboti), Fouad Salomão (região do Bairro 28 de Janeiro), Pedro Barreto (Distrito de Vila Reis), UBS de Correia de Freitas e Valdecir de Paula (Jardim das Flores)”, detalha Nereida.

continua após publicidade

Metodologia

O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira e dentista. “O tratamento é realizado por etapas. No primeiro mês o encontro é realizado uma vez por semana. Depois vamos espaçando a cada quinze dias e na terceira etapa, uma vez ao mês. As pessoas que deixarem de fumar serão acompanhadas pelos profissionais durante um ano. Auxiliamos o tratamento com medicamentos, adesivos, gomas de mascar, realização de palestras, encontros e orientações”, explica a coordenadora da ESF, enfermeira Adriana Vargas Tomaz.


NASF participa do atendimento

A partir de agora, os profissionais do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF), estarão auxiliando os pacientes no tratamento. “Contaremos com a ajuda de nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos”, completa Adriana.


Contato

Para os interessados em participar do Projeto Antitabagismo “Pare de Fumar”, é só procurar uma UBS de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas e se informar sobre os grupos. Mais informações:
UBS Osvaldo Damin (Jaboti) – 3901 1035
UBS Fouad Salomão (região do Bairro 28 de Janeiro) – 3901 1045
UBS Pedro Barreto (Distrito de Vila Reis) – 3901 1064
UBS de Correia de Freitas - 3901 1063
UBS Valdecir de Paula (Jardim das Flores) – 3901 1069

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana desenvolve projeto “Pare de Fumar” "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!