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Cenpec registra educação integral de Apucarana

O pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Victor Araújo, esteve em Apucarana nesta quarta, quinta e sexta-feira (28 a 30/04) para realizar um levantamento de como é a operacionalidade do Programa d

Da Redação

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 Prefeito João Carlos e o secretário Cláudio Silva receberam Victor Araújo
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Prefeito João Carlos e o secretário Cláudio Silva receberam Victor Araújo
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.04.2010, 22:02:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:22
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O pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Victor Araújo, esteve em Apucarana nesta quarta, quinta e sexta-feira (28 a 30/04) para realizar um levantamento de como é a operacionalidade do Programa de Educação Integral.

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Desde 2001, a prefeitura oferece o sistema na rede municipal de ensino, atendendo a cerca de 9,5 mil alunos de 36 das 37 instituições, com atividades curriculares e de contraturno, das 7h30 às 16h30. Durante os trabalhos na cidade, o membro da equipe do Núcleo de Educação Integral do Cenpec, foi acompanhado pela professora Zuliane Volante Peres, da equipe pedagógica municipal.

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“Em parceria com a Fundação Itaú Social e Unicef, o Cenpec realiza a pesquisa “Perspectivas em Educação Integral”, que registrará 16 experiências em todo o Brasil, com o objetivo de conhecer boas práticas com a finalidade de produzir um estudo que resultará em uma publicação sobre o assunto”, explica Victor Araújo. De acordo com ele, o foco do trabalho são iniciativas públicas (municipais e estaduais), que possibilitam a implementação com sucesso da educação integral. “Também estão no contexto iniciativas de organizações não-governamentais que fomentam ou contribuem para a operacionalização de tais políticas”, conclui o pesquisador.

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Ao ser recepcionado pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e pelo secretário Cláudio Silva, Victor Araújo salientou que a seleção das experiências levou em conta o sucesso e efetividade das iniciativas. “A experiência de Apucarana nos chamou a atenção, entre outras razões, pela implantação de uma política ampla de educação em tempo integral. É nítido que a política de educação integral de Apucarana se tornou uma política de Estado, atingindo um alto grau de sustentabilidade”, considerou.

Para compor a pesquisa, na cidade ele entrevistou além do prefeito e do secretário da pasta, membros da Secretaria de Desenvolvimento Humano, visitando escolas conversando com diretoras, professoras, alunos e pais de alunos. “Para Apucarana é sempre uma honra poder abrir as portas de suas instituições para que, o que vivenciamos aqui, seja registrado e transmitido a outras cidades. O que é bom não pode ficar guardado, tem que ser propagado”, analisou o prefeito. Além de várias instituições de ensino, o representante do Cenpec também esteve na reunião do Programa Células Comunitárias, realizada na noite de quinta-feira na Escola Municipal Plácido de Castro, no Núcleo Habitacional Adriano Correia.

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Cenpec – O Cenpec é uma organização não-governamental, originada em 1987, voltada à pesquisa acerca da educação pública e da ação comunitária, bem como ao fomento destes campos junto a diversos atores: prefeituras, empresas, outras ongs. Os programas e projetos do Cenpec chegam a mais de 3 mil municípios brasileiros e beneficiaram nestes 20 anos estudantes e professores em quase todos os Estados brasileiros.

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