Região

Junta Comercial dará mais agilidade aos empresários

Da Redação ·
 Ardisom Akel, presidente da Jucepar, discursa em solenidade de inauguração do escritório de Jandaia do Sul
fonte: Sergio Rodrigo
Ardisom Akel, presidente da Jucepar, discursa em solenidade de inauguração do escritório de Jandaia do Sul

O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisom Akel, inaugurou ontem uma extensão do órgão em Jandaia do Sul. A nova unidade passa a atender em anexo à Associação Comercial Empresarial (Acejan), na Avenida Getúlio Vargas. “O objetivo é evitar a perda de tempo, pois o que tem que caminhar é a informação e não o empresário e o contador”, disse Akel em solenidade. 

De acordo com ele, a abertura da unidade de Jandaia do Sul e outra em Nova Esperança integra o programa de reestruturação e modernização administrativa, que inclui também a aquisição de um novo imóvel e investimentos em tecnologia com o objetivo de aumentar a eficiência e segurança dos processos. 

“A Junta Comercial não pode ser simplesmente burocrática, mas um órgão que promova simplificação, racionalização e manutenção da atualidade dos registros empresariais”, completa o presidente da Jucepar. 

A finalidade da agência é fornecer a existência legal, proporcionando publicidade e segurança aos atos orgânicos das sociedades empresariais. Entre os atendimentos realizados estão: autenticação de livros mercantis, expedição de certidões, CNPJ, registro de constituições e inscrição estadual, entre outros.

continua após publicidade

Para o presidente da Federação Comercial (Fecomércio) do Paraná, Darci Piana, membro do conselho superior da Junta, a instalação da unidade estimula a formalização de negócios e geração de empregos na região. 
“Estamos fomentando novos empreendimentos que correspondem ao encaminhamento de novos funcionários ao mercado de trabalho”, observa. 

O prefeito Dejair Valério, o Carneiro da Metafa, ressaltou a importância da Junta Comercial e lembrou da contribuição do órgão para o desenvolvimento do Estado. “A unidade vai acelerar os processos de documentação e legalização de empresas. Jandaia do Sul e os cinco municípios da comarca vão ser beneficiados. Este é um grande momentode desenvolvimento. A instalação da unidade e a vinda da UniversidadeFederal do Paraná (UFPR) são conquistas importantes e inéditas”, disse. 

Com os novos escritórios, a Jucepar chega a 60 estruturas regionais de atendimento espalhadas pelo interior do Estado. “É uma entidade que atende as necessidades de nossa população. Agora os nossos empresários e contadores não precisam mais se deslocar para Apucarana e Maringá. Podem desfrutar de atendimento rápido aqui no município”, salienta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ivaiporã, Luiz Favarin.