Região

Setor de Identificação se moderniza

Da Redação ·
 Modernização permite emissão mais rápida dos documentos
fonte: Divulgação
Modernização permite emissão mais rápida dos documentos

O setor de Identificação de Sabáudia, uma extensão da Polícia Civil do Paraná, e em funcionamento no Paço Municipal, passou por melhorias para acelerar a emissão do documento de identidade (RG) e de antecedentes criminais.

continua após publicidade

Segundo a servidora Elen Batista Dário, responsável pela emissão dos documentos, além de um novo sistema digital, foram adquiridos novos equipamentos de informática, incluindo um scanner específico, o que possibilita com que a carteira de identidade fique pronta em até uma semana.

A implantação de um novo sistema possibilita o envio das informações diretamente para o Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública, com sede em Curitiba, sem a necessidade de passar pela regional de Londrina, que intermediava os processos até a capital.

continua após publicidade

Anteriormente o prazo para a emissão do documento levava até 20 dias para ficar pronto, já que os documentos eram levados para Londrina onde eram realizados os procedimentos, e que agora são feitos na hora.

Para tirar o RG são necessárias duas fotos 3x4, sendo uma colorida e outra preto e branco, a certidão original de nascimento ou casamento e o número do CPF, além de um comprovante de residência. Em caso de menores de idade, os pais ou responsáveis legais devem acompanhar o solicitante.

Outra informação prestada pela servidora é de que a primeira via do RG não tem nenhum custo. Já a segunda via tem uma taxa de R$ 21,52 ou R$25,11, conforme cada caso.

continua após publicidade

Vale lembrar ainda que o número do CPF, que é emitido pela Caixa Econômica ou Correios, são obrigatoriamente impressos junto ao RG, unificando os documentos pessoais.

A carteira de identidade ou RG - Registro Geral é um documento pessoal que todos os cidadãos, independente de idade, precisam ter e carregar consigo para onde for. Ao tirar o RG são registrados diversas formas de identificação, como a assinatura, foto, impressões digitais dos dez dedos da mão e outras informações como endereço e formas de localização.