Região

UTFPR abre Semana da Inclusão em Apucarana

Da Redação ·
Primeira atividade da Semana da Inclusão teve a participação de estudantes cegos
fonte: Divulgação
Primeira atividade da Semana da Inclusão teve a participação de estudantes cegos

Teve início na manhã de hoje (26) a primeira atividade da 3ª Semana de Inclusão promovida pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), em Apucarana. Cerca de 10 alunos do Instituto do Cego de Apucarana visitaram o campus da instituição de ensino superior.

continua após publicidade

Os estudantes estiveram acompanhados da professora Roseléia Cordeiro da Silva. Eles mostraram aos acadêmicos e servidores da UTFPR diversos instrumentos utilizados por portadores de deficiência visual.

O público conheceu livros em Braille e em aúdio, o Soroban, utilizado em operações matemáticas, máquina de datilografar em Braille e a Reglete e o Punção, usados para a escrita no sistema Braille.

continua após publicidade

Hoje à tarde, a UTFPR também inicia o curso de Libras para servidores do campus de Apucarana. Amanhã, a universidade oferta um curso preparatório para o 1° emprego aos jovens atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Vila Nova.

Na quarta, haverá ainda oficina de customização de artesanatos para integrantes do Grupo Conviver e na quinta, visita de servidores e alunos do Curso Técnico em Vestuário ao Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos.

A Semana da Inclusão é realizada simultaneamente nos 11 campi da UTFPR.