Região

Vacinação do Idoso inicia em Jandaia do Sul no próximo sábado

Da Redação ·

No sábado, 24, inicia a campanha de vacinação contra a gripe A H1N1 para mais uma faixa etária do cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde. Dessa vez o grupo a ser imunizado são os idosos e as idosas acima de 60 anos de idade que apresentarem algum tipo de doença crônica. Essa etapa vai de 24 de abril a 7 de maio.

continua após publicidade

Quem se enquadra em algum dos grupos anteriores e, que por algum motivo não tenha feito a vacina, ainda pode se imunizar. No sábado, terá início a campanha de vacinação contra a Influenza Sazonal, ou seja, aquela vacina que é feita todos os anos contra a gripe comum para pessoas acima de 60 anos de idade, a fim de evitar complicações e internações causadas pela gripe.

Ao se vacinar, a pessoa deverá levar consigo a carteirinha de vacinação para que os profissionais da unidade de saúde façam o registro e assim possam ter um controle sobre a população imunizada.

continua após publicidade

  “Aquelas pessoas que por algum motivo não conseguirem se vacinar no sábado, poderão procurar o Posto de Saúde durante a semana, que as vacinas continuarão disponíveis a população”, explicou a diretora do Departamento de Saúde, Elza Maria Ferraz.     Vacina

A vacina é constituída pelo vírus morto e não causa a doença. Ela já está em uso em outros países desde outubro de 2009. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a vacina tão segura como a que é aplicada em idosos na campanha anual contra a influenza sazonal, a gripe comum.

Esta conclusão foi baseada na avaliação após a vacinação de aproximadamente 65 milhões de pessoas até o final de novembro de 2009.

As reações que aparecem em algumas pessoas são, em sua grande maioria, leves e moderadas e se assemelham as que são observadas após a vacinação anual de idosos contra a influenza sazonal. Sintomas como dor local, febre baixa, dores musculares e dor de cabeça desaparecem em torno de dois a três dias.