Região

Polícia já prendeu 30 por tráfico neste ano em Apucarana

Da Redação ·
Subproduto da cocaína, o crack quando ingerido chega ao cérebro em 15 segundos
fonte: Agência Brasil
Subproduto da cocaína, o crack quando ingerido chega ao cérebro em 15 segundos

A polícia de Apucarana já prendeu, só neste ano, 30 pessoas suspeitas de traficar drogas no município. Conforme as autoridades da área de segurança, a maioria deles tem envolvimento com o crack (ver matéria abaixo). Se forem contabilizados os menores apreendidos em razão da prática infracional, esse número de detidos é bem maior, conforme autoridades da área de Segurança Pública.

continua após publicidade

A informação foi confirmada na quinta-feira (22) à noite, durante reunião na sede da Associação dos Policiais Militares de Apucarana e região, anexa ao 10º BPM. O encontro foi idealizado pela presidente da União dos Mutuários e Moradores de Apucarana (Umma), Aurita Bertoli, e teve como objetivo discutir a Segurança Pública e o transporte coletivo no município.

continua após publicidade

PERFIL - O delegado adjunto da 17ª Subdivisão Policial (SDP), Ricardo Casanova, observou que a maioria (cerca de pelo menos 80%) dos flagrantes realizados em 2010 por tráfico de entorpecentes em Apucarana são relativos a crack. De acordo com Casanova, essa droga mudou o perfil da criminalidade no Brasil.

continua após publicidade

"Antes da disseminação deste tóxico altamente pernicioso, as polícias brasileiras lidavam com bandidos sob efeito da cola de sapateiro e por vezes da maconha. Hoje, os usuários de crack são extremamente violentos e, com uma arma na mão, são os responsáveis por matarem a si mesmos e a pessoas inocentes em roubos para sustentar o vício ou em acertos do tráfico", frisou o delegado.

BASE - O comandante do 10º BPM, tenente coronel Ronaldo Antônio Maciel de Oliveira, destacou que o tráfico de drogas está na base da pirâmidade da criminalidade. "É muito importante coibir essa atividade criminosa, pois dela derivam crimes como latrocínios (roubos seguidos de mortes), homicídios, roubos, furtos, receptação, entre outros", completou o tenente coronel.

continua após publicidade

PENAS - O artigo 33 da Lei de Entorpecentes, que tipifica o tráfico de drogas no Brasil, estabelece que as penas para os condenados por esse tipo de crime variam de cinco (mínima) a 15 anos (máxima) de prisão. 

continua após publicidade

 

<<< O que é o crack>>>

continua após publicidade

Subproduto da cocaína, o crack quando ingerido (fumado, inalado geralmente) chega ao cérebro em 15 segundos. E, em apenas 15 minutos, o usuário já está ávido para consumi-la novamente.

Há estudiosos que afirmam categoricamente que, mesmo consumido uma só vez, o crack condena mais um pobre soldado para engrossar as fileiras do seu gigantesco exército de dependentes químicos que, em pouco tempo, irão matar e morrer.

continua após publicidade

ESTATÍSTICAS DE APREENSÕES DE DROGAS EM APUCARANA

continua após publicidade

JANEIRO

Menor pega com 500 gr de maconha e 3 celulares (4 de janeiro)

Apreensão de 965 gramas de maconha (4 janeiro). Um motoqueiro foi preso.

continua após publicidade

Apreensão de 200 gramas de maconha em um pacote de farinha de trigo que iria para o minipresídio. (11 de janeiro) Andréia Dias do Santos, 28 anos, foi presa.

Apreensão de 0,048 de cocaína com um menor de 15 anos no Adriano Correia (11 janeiro

Apreensão de 100 gramas de cocaína no Jd América (15 de janeiro)

continua após publicidade

Apreensão de 5 pedras de crack em um bar no Parque Bela Vista. Dono foi preso. (16 de janeiro)

Apreensão 62 pedras de crack no Marcos Freire. Um jovem de 19 e dois menores foram detidos depois de flagrados em uma ronda da PM. (19 de janeiro)

continua após publicidade

Apreensão de 100 gramas de crack escondidas em um desodorante rol on que seria entregue no Minipresídio. Um mototaxista foi preso. (22 de janeiro)

Apreensão de 23 pedras de crack com um adolescente de 15 anos no Jardim Apucarana (28 de janeiro).

Apreensão de 670 gramas de maconha com Duzinho. Ele foi localizado depois que a PM encontrou um celular no carro de outra pessoa, que era suspeito de ser receptador. (30 de janeiro)
 

continua após publicidade

FEVEREIRO
Apreensão de 25 pedras de crack na cueca do mototaxista Leagri Henrique Elvira Prado, 23 anos, perto do 28 de Janeiro. (6 de fevereiro)

Apreensão de 22 pedras de crack no bar Taco de Ouro, a proprietária do estabelecimento, Elizabeth Mazine, foi presa em flagrante. (8 de fevereiro)

continua após publicidade

Apreensão de 121 gramas de maconha e cocaína durante uma operação na Vila Regina (13 de fevereiro)

Apreensão de 4 trouxinhas de maconha Rogério Martins Correia, de 22 anos, foi preso. Na Vila Regina, 18 de fevereiro.

continua após publicidade

Apreensão de 193 gramas de cocaína pura, uma pistola do Canadá, de uso restrito do Exército e munições calibre 38, 32 e 45. Droga e objetos estavam com William da Silva Spolador, de 20 anos; 20 de fevereiro.

Apreensão de duas porções de cocaína, mais R$ 180 em dinheiro. Droga estava no Núcleo Habitacional Adriano Correia, em posse de Jean Carlos Néri, de 19 anos. Um menor também foi apreendido. 24 de fevereiro.

Apreensão de uma porção de maconha com Edson dos Santos, de 26 anos. Abordagem foi feita após denúncia do sistema de monitoramento de câmeras da GMA, na Praça 28 de Janeiro. Dois adolescentes também foram apreendidos. 24 de fevereiro.

continua após publicidade

Apreensão de aproximadamente 100 gramas de maconha em pães no minipresídio de Apucarana. Edinéia Ladislau de Almeida Sebastião, de 25 anos, tentou entrar na unidade carcerária de custódia cautelar (provisória) com maconha, carregador e telefone celular dentro dos alimentos. 25 de fevereiro.

Apreensão de 21 trouxinhas de cocaína, uma porção de maconha e uma de crack. Drogas estavam com Thiago Luiz de Souza, de 22 anos, e Anderson Felipe de Macedo, 18 anos. ação aconteceu na  R. Clotário Portugal - Praça do XXVIII de Janeiro. 27 de fevereiro.

Apreensão de 5,4 gramas de cocaína na R. Serra da Mantiqueira S/n – Adriano Correia. 28 de fevereiro.
 

MARÇO
Apreensão de 10 buchas de crack na Rua Natividade, Vila Regina. Droga estava sendo repassada a menor de 15 anos. Entorpecentes foram escondidos em terreno baldio. Kleber Soares Florentino, 25 anos, e Paulo César Bernardo, 18 anos, foram detidos. O menor também. 1° de março.

Apreensão de 250 gramas de maconha no minipresídio. A droga estava escondida em barras de sabão e foi entregue pelo mototaxista Bruno Soares Baldini. 8 de março

Apreensão de uma porção de crack e outra de cocaína com Luiz César Borrozo, 18 anos, na avenida Curitiba no dia 15 de março.

Apreensão de 120 gramas de crack, mais 58 papelotes de crack no Jardim Colonial (zona leste). Reinaldo do Nascimento, 34 anos, Eva Eliane Guizeline, 32, e Márcio Paulo Gonçalves, 30, foram presos 16 de março.
Apreensão de 21 pedras de crack em poder de Gabriel Henrique Fonseca, 14 anos, na rua Ibaté no Jardim Ponta Grossa. 22 de março.

Apreensão de 11 pedras de crack em uma residência da Rua São Paulo. Sérgio da Solva Fonseca, 29 anos, foi preso. 30 de março
O motociclista Fernando da Silva, de 21 anos, foi preso na Avenida Itararé com Emiliano Perneta, no Jardim América com 10 papelotes de crack. Dia 31 de março.
 

ABRIL
Josemar Magueski Valadares, de 20 anos, e Lindiomar Leonilson Rovieri, o Nego, de 20 anos, foram presos por tentativa de homicídio. Com eles, também foi apreendido 10 papelotes de crack. 2 de abril.

Pms apreenderam, sete tabletes de maconha prensada, que totalizaram 6,3 quilos da droga com uma menor de 17 anos que estava em um ônibus que vinha de Foz do Iguaçu. 4 de abril

Maurílio Brandino JR, 23 anos, foi detido pela PM depois de ser flagrado vendendo drogas para dois usuários. Na sua casa, a PM localizou 190 gramas de maconha e um bucha de crack. O caso foi registrado no Parque Bela Vista. 12 de abril.

Diogo Fernando Souza, de 22 anos, foi preso com 1 quilo e 15 gramas de cocaína, no núcleo Adriano Correia. O entorpecente estava prensado em forma de tijolo, que tinha como logomarca uma letra "T" maiúscula e o desenho de um coração. 14 de abril

Everson David Meneguette, 18 anos, foi preso em sua residência, àno Núcleo João Paulo, com um rádio transmissor e receptor HT na frequência da Polícia Militar (PM) e 24,5 gramas de cocaína. Prisão em cumprimento de mandado judicial. 17 de abril

Denilson Aparecido Lopes, 23 anos, foi preso com 10 pedras de crack no Jardim Mercadante (região Norte de Apucarana). 20 de abril

Alécio dos Santos Cordeiro, de 18 anos, foi preso depois de tentar entrar no minipresidio de Apucarana com frasco de shampoo contendo 11 porções de maconha. 21 de abril.