Região

Idosos começam a ser vacinados hoje

Da Redação ·
 Sesa recebeu mais de 1 milhão de doses na última terça-feira
fonte: AE- Paraná
Sesa recebeu mais de 1 milhão de doses na última terça-feira

O Paraná começa neste sábado  a vacinar os idosos maiores de 60 anos contra a nova gripe e contra a influenza sazonal ou comum. As vacinas serão aplicadas separadamente, uma em cada braço. Os portadores de doenças crônicas também entram na sua fase de vacinação contra a Nova Gripe.
 

continua após publicidade

O Ministério da Saúde alterou o calendário da campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal em três regiões do país, contudo na região Sul as datas continuaram as mesmas. Por isso, a Secretaria de Saúde recebeu, na última terça-feira, mais de 1 milhão de doses da vacina contra a gripe sazonal que serão descentralizadas para os municípios paranaenses e estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde a partir deste sábado (24).
 

O secretário de Saúde, Carlos Moreira Júnior, ressaltou a importância dos idosos paranaenses se vacinarem.“A região sul tem, historicamente, um inverno mais rigoroso, o que possibilita a circulação do vírus Influenza de forma mais rápida. Com a saúde mais vulnerável, os idosos devem comparecer aos postos de saúde para se vacinar contra a gripe, evitando problemas respiratórias e complicações decorrentes desta doença”, explicou.
 

continua após publicidade

Neste ano, a campanha de vacinação contra a gripe sazonal em idosos será realizada entre os dias 24 de abril e 7 de maio, mesmo período da vacinação contra a nova gripe. A meta é vacinar pelo menos 80 % da população idosa.
 

“Conseguimos bater as metas de vacinação em vários grupos estratégicos. O objetivo é alcançar a meta em gestantes e jovens entre 20 e 29 anos. Para isso estamos intensificando a campanha e os postos de saúde devem abrir suas portas neste final de semana para atender quem ainda não se vacinou” lembrou o secretário.
 

TÉRMINO - Neste sábado (24) também termina a 2ª e a 3ª etapa da vacinação contra a nova gripe no país, que contemplam as gestantes, crianças maiores de seis meses e menores de 2 anos, doentes crônicos menores de 60 anos e jovens entre 20 e 29 anos. Por isso o Ministério da Saúde recomendou a todos os municípios que façam parte da mobilização nacional que acontecerá neste sábado (24) visando à imunização de todas as pessoas destes grupos que ainda não se vacinaram.

continua após publicidade

Quem deve se vacinar neste sábado (24):

Contra a gripe comum:

continua após publicidade

- Maiores de 60 anos

Contra a gripe H1N1:

continua após publicidade

- Gestantes

- Portadores de doenças crônicas de qualquer idade (incluindo maiores de 60 anos)

- Crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos.

- Jovens de 20 a 29 anos