Região

Pessuti participa da ordenação do novo bispo de Curitiba

Da Redação ·
 Governador Orlando Pessuti participa de ordenação episcopal na Basílica de Curitiba
fonte: Everson Bressan-AEN
Governador Orlando Pessuti participa de ordenação episcopal na Basílica de Curitiba

O governador Orlando Pessuti participou na noite desta quinta-feira (17), na Catedral Basílica de Curitiba, da cerimônia de ordenação episcopal do monsenhor Rafael Biernaski. O monsenhor foi ordenado bispo auxiliar de Curitiba. “É com muita alegria que participo desta solenidade. Esperamos que juntos possamos promover a cidadania, a inclusão social e transformarmos para melhor a vida de nosso povo”, afirmou Pessuti.

continua após publicidade

A cerimônia teve a participação de bispos e arcebispos de todo o Paraná, dezenas de padres e centenas de pessoas da comunidade, que lotaram a Catedral. O Deputado Estadual Rafael Greca e sua esposa Margarita Sansone acompanharam Pessuti.

continua após publicidade

“Pude perceber a emoção de muitas pessoas vendo o menino do campo se tornar Bispo Auxiliar da Igreja Católica. Dom Rafael vem de uma família humilde, de trabalhadores rurais, de uma família que sempre teve fé em um ser superior, que lhe ensinou valores morais. Tenho absoluta certeza que Dom Rafael será um grande pastor desse rebanho cristão”, ressaltou o governador.

continua após publicidade

Biernaski trabalhou durante 20 anos em Roma. “Aceito com alegria a missão de suceder os apóstolos. A palavra e o amor de Deus são meu cajado, é neste ideal que me apóio. Neste momento, tudo o que sinto é gratidão. Espero que eu possa, com muita fé, guiar o povo para o caminho de Cristo”, afirmou Dom Rafael.

"Dom Rafael foi chamado para evangelizar. Hoje ele recebe a missão episcopal de suceder os apóstolos. Um campo imenso de trabalho se abre para ele, todo bispo encontra na figura do bom pastor um exemplo a ser seguido. Rafael trabalhou com muita dedicação na Congregação dos Bispos", afirmou o cardeal de São Salvador, Dom Geraldo Majela.

continua após publicidade

O arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacir Vitti, ressaltou a alegria dos bispos em receber Rafael como bispo auxiliar. “Temos muito a ganhar com sua experiência, é com júbilo que recebemos Dom Rafael. Isto tudo ele conquistou com seu esforço”, disse.

continua após publicidade

Também estavam presentes o arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto; os bispos auxiliares de Curitiba Dom Dirceu Vegini e Dom João Carlos Seneme, bispos e arcebispos da Regional Sul II, o clero curitibano, além de familiares de Dom Rafael.

continua após publicidade

Após a ordenação, os familiares, amigos e convidados de Dom Rafael Biernaski foram recebidos no jantar de confraternização, realizado na Sociedade Thalia, no centro de Curitiba.

BIOGRAFIA - Dom Rafael Biernaski nasceu em 1955, em Curitiba. Em 1975, entrou para o seminário Maior Rainha dos Apóstolos. De 1975 a 1977 cursou filosofia na PUC, em 1981 formou-se em bacharelado em Teologia no Studium Theologico de Curitiba, dos padres Claretianos. Em 1980 foi ordenado Diácomo e 1981, Presbítero na Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus.

Em 1999 recebeu o título de Monsenhor e, em 2007, concluiu doutorado em Teologia Dogmática. Há dois anos atua como chefe de Seção da Congregação para os Bispos. No último dia 10 de fevereiro, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba.