MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Paraná deverá vacinar toda população do Estado contra Gripe A

A Justiça determinou ontem que toda a população paranaense seja vacinada contra o vírus da Influenza A (H1N1). A decisão, expedida em liminar pela 2ª Vara Federal de Curitiba, atende ao pedido do Ministério Público Federal (MPF). O Ministério da Saúd

Da Redação

·
 União e o Estado do Paraná ainda podem recorrer da decisão
Icone Camera Foto por Jornal Tribuna do Norte
União e o Estado do Paraná ainda podem recorrer da decisão
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.04.2010, 06:57:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Justiça determinou ontem que toda a população paranaense seja vacinada contra o vírus da Influenza A (H1N1). A decisão, expedida em liminar pela 2ª Vara Federal de Curitiba, atende ao pedido do Ministério Público Federal (MPF).
O Ministério da Saúde tem 20 dias para a aquisição e disponibilização das doses da imunização suficientes a todos os habitantes do Estado. O desrespeito da determinação pode implicar em multa diária de R$ 50 mil.
De acordo com o MPF, caberá ao Paraná promover a distribuição das doses aos 399 municípios. O governo estadual também deverá vacinar todas as pessoas que ficaram de fora dos grupos prioritários estabelecidos na campanha nacional contra a pandemia. Um novo calendário de vacinação também deve ser apresentado pelo Paraná em 10 dias, sob pena de multa diária no mesmo valor definido à União.
A solicitação para a imunização de todos os paranaenses também foi feita no início do ano pela Associação Médica Paranaense (AMP) devido ao inverno rigoroso na região Sul do País. O presidente da Associação Médica de Apucarana (AMA), Elton Marcos Ayres Gueiros, concorda que a reivindicação é válida. “Assim como é direito de todas as pessoas receber atendimento médico, todos merecem ser vacinados. Essa, no entanto, é mais uma discussão burocrática do que médica, em razão dos recursos para as doses”.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) não se manifestou sobre a determinação da Justiça. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, até a tarde de ontem, a secretaria ainda não havia sido notificada oficialmente sobre a determinação.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Gripe A, o Paraná tem como meta imunizar metade da população do Estado, o equivalente a 5 milhões de pessoas entre grávidas, crianças menores de 2 anos, portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos, adultos com idade entre 20 e 29 anos, 30 e 39 anos; e idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná deverá vacinar toda população do Estado contra Gripe A"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!