Região

Governo vai construir penitenciária para jovens na região de Curitiba

Da Redação ·
 Curitiba, 12-04-10 - Mãos Limpas - O governador Orlando Pessuti, coordena a reunião Mãos Limpas, no Palácio das Araucárias
fonte: Arnaldo Alves / AENotícias
Curitiba, 12-04-10 - Mãos Limpas - O governador Orlando Pessuti, coordena a reunião Mãos Limpas, no Palácio das Araucárias

O governador Orlando Pessuti anunciou, na reunião Mãos Limpas desta segunda-feira (12), que o governo do Estado deve assinar, nos próximos dias, um convênio com o Ministério da Justiça para construir uma penitenciária para jovens e adultos na Região Metropolitana de Curitiba.

continua após publicidade

“Neste convênio, que está para ser assinado, serão liberados cerca de R$ 24 milhões através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), para construir o presídio na região de Curitiba”, explicou Pessuti. O presídio deverá abrir vagas para jovens de 18 a 24 anos, que tenham cometido apenas um crime.

continua após publicidade

Pessuti determinou ainda, durante a reunião, agilidade para construir a nova penitenciária feminina de Foz do Iguaçu, que teve recursos garantidos pelo Ministério da Justiça. O governo do Estado ainda procura um terreno para construir mais uma penitenciária feminina, na região de Londrina, informou o governador.

Apesar das novas obras, Pessuti lembrou que a prioridade atual é finalizar a reforma na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara. Quando os detentos promoveram uma rebelião no presídio, o prédio já estava em obras. O governo do Estado contratou emergencialmente a recuperação dos danos e o número de vagas no presídio será reduzido de 1.600 para mil presos. “Tanto a recuperação quanto a construção das novas alas, já previstas, são nossa prioridade no momento”, explicou o governador.