Região

Economia Solidária é discutida em Conferência em Curitiba

Da Redação ·
Economia Solidária é discutida em Conferência em Curitiba
fonte: AEN Notícias
Economia Solidária é discutida em Conferência em Curitiba

A Economia Solidária foi discutida durante uma Conferência realizada em Curitiba nesta sexta-feira (26) e contou com a organização da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Com o tema “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”, a II Conferência Regional de Economia Solidária debateu o desenvolvimento da atividade, avaliando avanços, desafios e políticas públicas.

continua após publicidade

Participaram do evento delegados representantes do poder público, das organizações da sociedade civil e de empreendimentos econômicos solidários e suas organizações. A Conferência abrangeu, além da capital paranaense, municípios da Região Metropolitana, do litoral e também do Vale do Ribeira.

continua após publicidade

O diretor-geral da Secretaria do Trabalho, Fernando Peppes, garante que o Governo do Estado desenvolve ações para apoiar a Economia Solidária no Paraná. “Temos um setor dentro da pasta que trabalha diretamente com esta atividade com forma diferenciada de cooperar e gerar emprego e renda”, afirma.

continua após publicidade

CURSOS – Prova do apoio que o Governo proporciona é a execução de cursos de qualificação profissional, destinados a esta área. “A capacitação gera a oportunidade de levar as pessoas ao mercado de trabalho. Muitas vagas de emprego não são preenchidas por falta de preparação dos candidatos”, diz Peppes.

Segundo ele, na próxima etapa mais de 700 paranaenses serão beneficiados. Ao todo, serão formadas 17 turmas para cursos de reciclagem e 18 turmas no setor de alimentação. O investimento é de R$ 250 mil.

continua após publicidade

O evento foi realizado em parceria entre a Secretaria, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná, Fórum Estadual de Economia Solidária; Itaipu Binacional; Instituto Miguel e Cecília Stuzata; ONG Moradia e Cidadania; ADS/CUT; Feman; JPG Associação de Moradores; Arte Feliz; Coopermandi; Rendas e Fuxicos; Rede Pinhão e Prefeitura de São José dos Pinhais.

continua após publicidade

Outras Conferências serão realizadas em regiões do Paraná. Ainda nesta sexta-feira (26) acontece uma Cascavel, que abrange cidades das regionais de Cascavel e Foz do Iguaçu. Em Maringá, será no sábado (27), para as regiões de Maringá, Paranavaí, Umuarama e Cianorte. Ainda estão previstas, para o mês de abril, reuniões em Londrina, Irati, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Jacarezinho.

ECONOMIA SOLIDÁRIA – A Atividade é uma forma alternativa de geração de trabalho e renda, a favor da inclusão social. São diversas práticas econômicas e sociais organizadas sob forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, entre outras. Entre as atividades exercidas pelos grupos estão: artesanato, produção e comércio de alimentos, costura e teatro.