Região

Sanepar utiliza geoprocessamento para vistoriar as ligações de esgoto

Da Redação ·
 Foto ilustrativa
fonte: googleimagens.com
Foto ilustrativa

A vistoria nas ligações de esgoto conta com nova ferramenta, que permitirá, com mais precisão, identificar irregularidades cometidas pelos usuários. Agora, os gestores ambientais e técnicos operacionais da Sanepar estão recebendo treinamento em Cartografia Básica e Geoprocessamento, o que vai contribuir para melhorar o desempenho do Programa Se Ligue na Rede e a gestão territorial das bacias hidrográficas. O Se ligue na Rede, vistoria as ligações de esgoto para identificar irregularidades e eventuais crimes ambientais cometidos pelos donos de imóveis.

continua após publicidade

“Com essa qualificação, as vistorias das ligações de esgoto serão feitas com base em informações mais precisas. Os cadastros técnico e comercial da Sanepar terão como referência a base cartográfica das bacias”, afirma a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

continua após publicidade

O treinamento, que encerra nesta sexta-feira (26), em Londrina, contou com a participação de empregados de Londrina, Arapongas, Apucarana, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina. Os gestores que atuam em Curitiba já passaram pelo treinamento, que será estendido a todo o Estado. Os responsáveis pelo curso são o engenheiro cartógrafo José Roberto da Conceição e Jefferson Skroch.

De acordo com Maria Arlete, em Londrina o trabalho de vistoria utilizando a nova ferramenta será iniciado nas ligações de esgoto dos imóveis localizados na Bacia Hidrográfica do Cambé.