Região

Prefeitura de Ivaiporã produz 100 mil mudas de café

Da Redação ·
 Prefeito Cyro e o Tec. Bruno Montanher em visita ao viveiro municipal
fonte: Divulgação
Prefeito Cyro e o Tec. Bruno Montanher em visita ao viveiro municipal

Com o objetivo de aumentar a produtividade das lavouras de café, a prefeitura de Ivaiporã criou o programa de renovação dos cafezais.  Para que esta atividade se fortaleça cada vez mais e o produtor se mantenha na atividade ganhando dinheiro, a prefeitura construiu um viveiro e está investindo na produção de 100 mil mudas de qualidade, que serão distribuídas aos produtores cadastrados. O programa tem ainda a parceria do IFPR, Emater e Cocari.

O prefeito Cyro Fernandes (PT) disse que a expectativa, entre outras ações, é dobrar a produtividade e a melhorar ainda mais a qualidade do café no município. As mudas serão distribuídas preferencialmente para pequenos produtores que tenham as lavouras sem potencial de recuperação, tais como, as cultivadas há mais de 25 anos.

O técnico agrícola Bruno Montanher, da diretoria municipal de agricultura, diz que o Programa Municipal de Renovação dos Cafezais é um passo muito importante para a cultura em Ivaiporã. “Com esse e outros incentivos que o município esta dando aos produtores, eu entendo que a cultura do café será revigorada em Ivaiporã. E quem sabe no futuro voltaremos a figurar dentre os principais produtores de café do estado”, diz o técnico agrícola.

Ainda dentro do programa, recentemente a prefeitura entregou para à Associação da Agricultura Familiar de Jacutinga uma unidade móvel de beneficiamento de café.  A máquina, que está sendo utilizada pelos associados foi adquirida com recursos do Ministério da Agricultura, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Assis do Couto (PT) no valor de 101 mil.

continua após publicidade